São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

QUESTÃO AGRÁRIA

Novo julgamento do massacre de Carajás será transmitido pela internet

O julgamento do massacre de Eldorado do Carajás, marcado para o próximo dia 8 de abril, será transmitido pela internet e por um telão que será instalado no pátio do Tribunal de Justiça do Pará.
A juíza Eva do Amaral Coelho vai presidir o julgamento em três sessões de júri popular, que levará 149 policiais militares ao banco de réus. Eles são acusados pela morte de 19 sem-terra em 17 de abril de 96 no município de Eldorado do Carajás, sul do Pará.
Além dos 19 mortos, outros 60 sem-terra ficaram feridos no confronto com a polícia.
O confronto aconteceu depois que cerca de 200 policiais foram enviados para desobstruir a rodovia PA-150, que havia sido bloqueada por 1.100 sem-terra no dia anterior.
A Justiça paraense sorteou há uma semana os funcionários públicos estaduais que serão os jurados do caso.
Na primeira sessão serão julgados o coronel Mário Colares Pantoja, na época comandante da Polícia Militar, o major José Maria Pereira de Oliveira e o capitão Raimundo José Almendra Lameira. Os três comandavam a tropa no dia do massacre.
A segunda sessão foi marcada para 15 de abril. Serão julgados 17 policiais militares, sendo 12 sargentos, quatro tenentes e um cabo da policia. Na terceira sessão, marcada para o dia 22 de abril, serão julgados 129 policiais militares. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM)


Texto Anterior: Elio Gaspari: Direito de resposta da procuradora Zandonade
Próximo Texto: Justiça: Único acusado de desvio de dinheiro público no ES que continuava preso é solto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.