São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

À vontade

Na manchete do portal iG, à tarde:
- Já é Carnaval! Pelo menos no Congresso, às moscas...
Ao lado da manchete, a foto de Bono Vox com Ivete Sangalo em alguma festa.
Já é Carnaval nas manchetes do "JN" também:
- O som do Carnaval invade as ruas de Salvador.
A Globo foi entrevistar Bono -de novo- e ouviu elogios ao encontro de "ricos e pobres" nas ruas etc.
Gilberto Gil, que levou Bono, corria a rede num boato que vai acabar na quarta-feira: ele seria o vice de Lula. Gil desmentiu e jogou a culpa no cineasta Luiz Carlos Barreto.
 
Mas basta de U2.
O Carnaval chegou até para o "Wall Street Journal", que trazia ontem, no título da reportagem sobre os mercados financeiros das Américas:
- O Brasil está cauteloso às vésperas do Carnaval.
Nada acontecia na Bovespa, apesar do anúncio, dado pelo "WSJ" como importante, do resgate dos títulos "Brady" da dívida brasileira.
 
Desde a manhã, no UOL, o blog de Fernando Rodrigues já anunciava um cenário político "quase parando".
- Alala-Ô! Como é bom ser deputado ou senador. Trabalho em plenário? Só depois de 7 de março... ACM vai para os EUA. Delcídio, para a Europa. Brasília às moscas.
E não é só Congresso:
- Pois é, que coincidência. O número final do PIB de 2005 só será divulgado pelo IBGE na sexta, véspera do Carnaval. Quem vai dar bola?
 
Para quem não vai à Europa, o Diário de um Velho Caudilho, um blog com "reflexões e apontamentos do comandante máximo do trabalhismo (agora do outro lado)", saudou o mais novo bloco do Rio de Janeiro, Órfãos de Brizola.
Escrevendo "agora do outro lado", o velho caudilho orientou os foliões:
- Esculhambem à vontade os neo-pastores do Guanabara, os neo-corruptos barbudinhos e a velha tucanagem de sempre.

O PROBLEMA

Geraldo Alckmin, nos intervalos do horário nobre


O presidente tucano, Tasso Jereissati, fechou a semana no blog de Jorge Moreno no Globo Online, dizendo que "o acordo é necessário" entre Geraldo Alckmin e José Serra. E qual é o prazo?
- Tem que ser o Carnaval. Depois do Carnaval, se não houver entendimento, Fernando Henrique, Aécio e eu devemos devolver o problema para o partido.
 
Em campanha pré-carnavalesca, lá estava Alckmin no intervalo da novela das oito, supostamente vistoriando "obras contra enchentes, as melhores estradas do Brasil, novas linhas do metrô". E um monte de marcas, "Dose Certa, remédio de graça para quem não pode pagar, Ação Jovem, dinheiro para manter o jovem na escola, Bom Prato, comida boa a R$ 1".
Depois de enfrentar um trator e um prato de comida, falou o governador/candidato:
- Emprego e desenvolvimento. Esse é o caminho para fazer do Brasil uma nação forte e independente.
 
José Serra, que usou os seus comerciais uma semana antes, soltou o verbo -contra o presidente/candidato. Segundo o blog de Josias de Souza, na Folha Online, "o prefeito se esquivou das perguntas sobre Alckmin" e, "falando como candidato, se esmerou no ataque a Lula". Nos sites e rádios, ele atacou do Fome Zero ao biodiesel, declarando que "o que o governo faz bem é marketing, dá nó em pingo d'água".

Truque
Segundo o blog de Josias de Souza, "deputados alinhados a Geraldo Alckmin manuseiam no Congresso as cópias de um termo que José Serra assinou, comprometendo-se a cumprir seu mandato na Prefeitura de São Paulo".
É o jogo pesado.
Por outro lado, o professor de ética Roberto Romano atacava no portal Imprensa, no UOL, quem levou o candidato a se comprometer:
- Foi um truque sujo. Serra caiu em uma armadilha.

Choro
A exasperação tucana fez sua primeira vítima.
Sem suportar mais os ataques de outros blogueiros tucanos aos líderes do próprio PSDB no blog coletivo E-Agora, Eduardo Graeff, ex-secretário de FHC e criador do site, anunciou que vai dar um "tempo".
Saiu questionando "o coro do já-perdemos" dos demais como uma "choradeira analiticamente inconsistente e politicamente prejudicial".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: PSDB pede ao TSE que Lula seja punido por declaração
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Por Serra, cúpula do PSDB busca enquadrar partido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.