São Paulo, domingo, 24 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três partidos fazem festa de 80 anos do PCB

DA REPORTAGEM LOCAL

O PCB completa 80 anos com comemorações organizadas por três partidos: PCB, PPS e PC do B, nascidos de cisões da legenda original, fundada num congresso em março de 1922, no Rio.
O PCB celebra a data amanhã, no Rio, com o lançamento do livro "PCB, 80 Anos de Luta" e com um ato solene no Sindicato dos Professores do Rio na quarta.
"Depois da queda do socialismo, houve uma retração no PCB. Mas o fato de não terem sabido conduzir o processo revolucionário na Rússia não invalida o modelo", afirmou Raimundo Alves Souza, do comitê central.
O PCB só tem um vereador eleito no Brasil, em Socorro (SE). Para Souza, o partido é o verdadeiro herdeiro do comunismo no país. "O PPS não tem nada a ver com o movimento revolucionário".
"Somos todos fundadores dessa utopia. É uma briga de família", respondeu o deputado federal João Herrmann (PPS).
O PPS celebra a data junto com seu 13º Congresso Nacional, em Niterói, quando será definida a nova direção do partido, presidido por Roberto Freire.
O PC do B tem hoje show com Beth Carvalho na quadra da Vai-Vai (SP), onde é esperado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na terça, fará ato político no Rio.



Texto Anterior: Comitê Central: Campanha de Serra está nas mãos de ex-comunistas
Próximo Texto: Ser ou não ser: Órfão, PFL vive fantasma da divisão interna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.