São Paulo, domingo, 24 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAIME LERNER
"Sempre defendi que a aliança fosse mantida"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pefelista e governador do Paraná, Jaime Lerner, 64, defende que o seu partido mantenha a aliança com o governo Fernando Henrique Cardoso, apesar do anúncio do rompimento e até da saída dos ministros.
Caso contrário, na opinião de Lerner, todos os cargos do PFL nos Estados também devem ser devolvidos: "Devolver só a fotografia não pode".
 

Folha - Até onde e quando o PFL deve apoiar Roseana?
Jaime Lerner -
Nós temos um episódio que, independentemente de toda a solidariedade do partido, precisa ser esclarecido diante da opinião pública. Se o que aconteceu é justo ou injusto, é preciso ficar plenamente esclarecido.

Folha - Se Roseana tomar a iniciativa de renunciar, o que, em tese, seria melhor para o partido: candidatura própria, ficar sem candidato ou fazer aliança com candidaturas já postas?
Lerner -
Essa é uma decisão de partido. Eu sempre defendi que a aliança [com o governo" fosse mantida. Não estou falando em relação ao Serra [senador José Serra, candidato do PSDB". A governabilidade do governo Fernando Henrique Cardoso interessa a todos os partidos, a todos os candidatos e a quem quer que venha a ser o presidente.

Folha - Entre Lula, Ciro, Garotinho e Serra, o sr. fica com Serra?
Lerner -
Repito: essa é uma decisão do partido. Minha preocupação é com a governabilidade, que não é apenas as votações no Congresso, o equilíbrio fiscal, é também a governabilidade social.

Folha - Então, qual deve ser a relação do PFL com o governo?
Lerner -
Nós demoramos muito para conquistar a governabilidade, a estabilidade, e o PFL participou intensamente disso. Essa posição de retaliação não é aconselhável. Por que o PFL deve abrir mão de tudo o que ajudou a construir?

Folha - Se o rompimento for mantido, o que deve ser feito com os cargos do partido no governo FHC?
Lerner -
Se nós casamos, na hora da separação, ou devolvemos a aliança, os livros e os discos, ou mantemos o casamento, a aliança. Só devolver a fotografia não pode.


Texto Anterior: Agripino Maia: "Candidatura própria é o melhor caminho"
Próximo Texto: Elio Gaspari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.