São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI DOS GRAMPOS

Relatório livra Lacerda, Dantas e Protógenes de indiciamento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após 16 meses de investigação, o relatório final da CPI dos Grampos, lido ontem pelo relator Nelson Pelegrino (PT-BA), sugere o indiciamento de quatro pessoas, deixando de fora o delegado Protógenes Queiroz, o ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda e o banqueiro Daniel Dantas, nomes centrais da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
O PSDB e o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), apresentarão votos em separado propondo ao Ministério Público o indiciamento dos três. A votação está marcada para terça.
A Satiagraha foi o principal combustível da CPI. Por meio de depoimentos, a comissão comprovou o uso de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e o acesso deles a dados sigilosos, proibido por lei. Porém, não colheu provas de supostas interceptações clandestinas atribuídas a Protógenes.
Pelegrino não explica no relatório por que deixou Lacerda de fora. Para Itagiba, "o governo atuou pesado na CPI para proteger Lacerda".
Sobre as ausências de Protógenes e Dantas, Pelegrino diz no relatório que decidiu "não indiciar quem já se encontra indiciado em inquérito ou denunciado em processos penais", caso dos dois.
O relator sugere o indiciamento de um sargento da Aeronáutica acusado de atuar para Protógenes e de dois policiais e um detetive particular por suspeita de interceptação ilegal em outros casos.


Texto Anterior: Maranhão: Supremo nega 2º recurso a Jackson Lago
Próximo Texto: "Não há crise, não há arranhão", diz Mendes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.