São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Índice

FRONTEIRA

Aeronáutica abre posto para nova base aérea no AM

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

O Comando da Aeronáutica inaugurou ontem destacamento militar em São Gabriel da Cachoeira (AM) que sediará uma das três bases da FAB (Força Aérea Brasileira) na Amazônia ocidental, reforçando a vigilância na fronteira do Brasil com Colômbia, Venezuela, Peru e Bolívia.
Das 19 bases aéreas existentes hoje em pontos estratégicos, só três ficam na região amazônica, nas capitais de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Além de São Gabriel, a Aeronáutica vai construir base em Eirunepé, também no Amazonas, e já iniciou as obras da base de Vilhena, em Rondônia. Cada obra está orçada em R$ 150 milhões.
"A estratégia [da Aeronáutica] é operar mais próximo das fronteiras, formando um arco de círculo contemplando toda a região", disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos da Silva Bueno à Folha.
Ele esteve ontem em São Gabriel para inaugurar o destacamento, primeira unidade militar a receber os caças A-29 Super Tucanos, fabricados pela Embraer. O destacamento está localizado a 14 km da sede da cidade e tem 8.400 m2 de área construída, próximo do aeroporto, podendo abrigar, em hangaretes, até dez aviões. A obra custou R$ 10 milhões, segundo a Força.
Anteontem, o destacamento de São Gabriel começou a receber os aviões A-29 Super Tucano e AT-26 Xavante, deslocados do 2º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, sediado em Natal (RN), para a Operação Colbra, que simulou vigilância entre as forças aéreas do Brasil e da Colômbia.


A repórter Kátia Brasil e o repórter-fotográfico Flávio Florido viajaram a São Gabriel da Cachoeira a convite da FAB

Texto Anterior: Política social: Governo pagará por cadastro do Bolsa-Família
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.