São Paulo, sábado, 24 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LATINAS

NO ESCURINHO
Por três vezes faltou luz durante o encontro dos chefes de Estado, em Brasília. O primeiro apagão ocorreu no exato momento em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, fazia seu discurso. No escurinho, teve gente que se lembrou da maior hidrelétrica do mundo e gritou "Itaipu!", alvo de polêmica entre o Brasil e o Paraguai. Fotógrafos escutaram o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comentar, que a culpa era do presidente dos EUA. "Isso foi o Bush", disse, em tom jocoso.

SÓ ELOGIOS
Depois de conversar com Lula e avisar que não está disposto, por enquanto, a participar do Conselho de Defesa da América do Sul, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, era só elogios: "Lula é um homem reflexivo, que argumenta, dialético e muito inteligente". Lula vai ser o convidado de honra da festa da independência colombiana no dia 20 de julho, em Letícia. O carisma de Lula confunde Uribe: "O problema é que, quando sento com ele e quando acho que o estou convencendo, ele é que me convenceu".

QUEM CONVIDA...
Para reunir os 11 presidentes da América do Sul, a FAB foi acionada para buscar e devolver os presidentes do Suriname, Runaldo Venetiann, e o do Peru, Alan García. Além dos gastos com as aeronaves e com o combustível, o governo brasileiro bancou as despesas de todos os chanceleres que participaram do encontro. A explicação para tamanha cortesia veio durante o discurso de abertura de Lula: "Mais que solidários, temos que ser generosos".

GALÃ
O presidente do Equador, Rafael Correa, arrancou suspiros durante o encontro da Unasul. Com 45 anos e porte atlético, Correa foi provocado por um repórter do CQC (programa humorístico da TV Bandeirantes). Questionado se toparia ser galã de novela brasileira, o presidente equatoriano não hesitou. Disse que teria o maior prazer protagonizar uma trama com as atrizes brasileiras.


Texto Anterior: Falta de consenso impede a criação do Conselho de Defesa
Próximo Texto: Lula tenta conter tensão diplomática na região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.