São Paulo, domingo, 24 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marta desiste, e Haddad fala em disputar governo

DA REPORTAGEM LOCAL

A direção do PT paulista recebeu da ex-prefeita Marta Suplicy a confirmação de que ela não pretende disputar o governo do Estado em 2010. Em contrapartida, o ministro Fernando Haddad (Educação) avisou que nesta semana irá formalizar sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.
Na sexta à noite, em uma festa, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, também anunciou a intenção de concorrer à sucessão de José Serra (PSDB). Marta, a mais bem colocada do partido nas pesquisas, planeja tentar uma vaga no Congresso.
Ao chegar à comemoração dos 50 anos de Emídio, em um bar em São Paulo, ela disse a Paulo Frateschi, ex-presidente do PT paulista, que já disputou o governo do Estado, em 1996, e que agora lhe resta disputar uma vaga no Senado ou na Câmara.
Haddad, segundo apurou a Folha, comunicou a Edinho Silva, atual presidente da legenda no Estado, que provavelmente amanhã oficializará sua pré-candidatura.
Sem Marta, o grupo mais próximo da ex-prefeita terá como primeira opção apoiar o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.
Mas, caso ele não consiga se livrar no Supremo da acusação de ter participado da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, a tendência será a adesão a Emídio, o que o fortaleceria.
Palocci é o preferido do presidente Lula. Haddad também conta com a simpatia do Planalto. Por conta disso, se Palocci não se livrar da acusação na Justiça, os petistas deverão caminhar rumo a 2010 novamente divididos em São Paulo.
Outro entrave é a possibilidade de Marta se candidatar ao Senado, já que Aloizio Mercante deverá tentar a reeleição. À direção partidária a ex-prefeita tem dito que poderia compor uma "chapa pura" com o colega, pois são duas vagas em jogo. A hipótese é pouco provável não apenas porque eles dividiriam o eleitorado, mas também porque afastaria os atrativos para que outros partidos se coligassem a eles.
"Temos de ter calma e buscar a unidade. No segundo semestre deste ano acho que estaremos perto de apresentar um pré-candidato", disse Edinho Silva.
(JOSÉ ALBERTO BOMBIG, CATIA SEABRA E ANA FLOR)


Texto Anterior: Em fila, petistas esperam STF julgar Palocci
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.