São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BUCHADA TUCANA

Tucano elogia Rivaldo; Rita é saudada com canção de Benito de Paula

Serra realiza comício no agreste

XICO SÁ
ENVIADO ESPECIAL A PERNAMBUCO

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, realizou, mesmo proibido pela legislação eleitoral até o dia 7 do próximo mês, o primeiro comício da campanha deste ano. O palanque foi montado em Belo Jardim, no agreste pernambucano, na noite de anteontem.
O que na agenda do PFL do Estado estava previsto como encontro político de apoio à candidatura do tucano acabou no comício com a presença de cerca de 8.000 pessoas, segundo cálculos do comando da Polícia Militar. O evento foi organizado pela família do vice-governador de Pernambuco, José Mendonça Filho(PFL), um dos clãs que dominam a política na região.
No palanque, o candidato Serra, ao lado da vice na sua chapa, a deputada Rita Camata (PMDB-ES), iniciou o seu discurso apoiado nas boas apresentações do jogador pernambucano Rivaldo, da seleção brasileira, na Copa do Mundo.
"Foi Pernambuco que fez o gol", exaltou, arrancando aplausos nativistas da platéia. "Ele jogou no meu time, o Palmeiras", completou a jogada para atrair o voto popular no agreste.

Origem italiana
Emocionado por causa de uma faixa exibida no comício com uma saudação ao bairro paulistano da Mooca, onde nasceu, o candidato governista elogiou a força de trabalho dos nordestinos em São Paulo. "Vocês ajudaram a construir São Paulo, agora chegou a hora de a gente ajudar a desenvolver o Nordeste", disse, ainda no palanque montado dentro de um clube.
O local escolhido para o comício foi uma maneira encontrada pelos caciques do PFL para tentar driblar as regras das eleições. O partido alegou que se tratava de um encontro político no interior de uma entidade recreativa.
Com muros baixos, que permitiam que os oradores fossem vistos e ouvidos também do lado de fora, o clube abrigou um palanque tradicional de comício, com discursos, além de Serra, do vice-presidente Marco Maciel (PFL), que pediu votos para o candidato à Presidência, para Jarbas Vasconcelos, candidato à reeleição, e para a chapa de senadores e deputados.
Maciel é candidato ao Senado na companhia do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB). "A escolha certa é como o inverno (período de chuvas no Nordeste), e se a gente erra, vem a seca", discursou Maciel com imagens dramáticas e meteorológicas.
Um dos momentos mais festejados do comício foi o discurso de Rita Camata, que foi saudada com a música "Mulher Brasileira", de Benito de Paula. Ela sambou e, na sequência, exaltou a força da mulher pernambucana. Depois do comício em Belo Jardim, a comitiva governista seguiu para a cidade de Caruaru, considerada a capital do forró. Serra visitou os festejos de São João da cidade. Na saída, recebeu tanto gritos entusiasmados com a sua candidatura quanto manifestações a favor do candidato do PT.



Texto Anterior: Ecumenismo: Lula recebe homenagens de Bispo e Frota
Próximo Texto: Horário gratuito: PL eleva pouco o tempo de Lula na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.