UOL

São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

biblioteca Folha

Livro lançado em 1936 traz a gênese de um crime

"Angústia", de Graciliano Ramos, é o romance do próximo domingo

DA REDAÇÃO

A Biblioteca Folha, que reúne grandes romances do século 20, publica no próximo domingo uma das principais obras de Graciliano Ramos, "Angústia". O livro será o 13º volume da coleção e o segundo título de um autor brasileiro nela publicado, depois de "O Caso Morel", de Rubem Fonseca (lançado em julho).
O funcionário público Luís da Silva é o protagonista de "Angústia". Mergulhado num cotidiano medíocre, ele próprio narra sua paixão obsessiva por Marina e o ódio doentio que nutre por Julião Tavares, seu rival amoroso. O ciúme levará Luís da Silva a cometer um ato extremo -o livro é todo ele a gênese de um crime.
Graciliano Ramos (1892-1953) é um dos maiores escritores em língua portuguesa, autor de clássicos como "São Bernardo" (1934) e "Vidas Secas" (1938). "Angústia", lançado em 1936, foi adotado como uma das leituras do próximo vestibular da Unicamp.


Texto Anterior: Conflito agrário: Governo quer criar ouvidorias nos Estados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.