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BANCO DE EVENTOS
Festa em MS é organizada pelo governo de Zeca do PT
BB dá R$ 2,5 mi para festival de governo petista
MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Um dos mais caros patrocínios
concedidos pelo Banco do Brasil
no primeiro semestre do ano beneficiou o governo de Zeca do PT,
em Mato Grosso do Sul, organizador do Festival América do Sul. O
evento, marcado para setembro
em Corumbá, vai consumir R$ 2,5
milhões da estatal.
O investimento no festival é 35
vezes maior do que o valor desembolsado pelo banco na polêmica compra de ingressos do
show da dupla Zezé Di Camargo
& Luciano em julho, numa churrascaria em Brasília, e cuja arrecadação iria para o PT. O BB comprou R$ 73,5 mil em ingressos,
mas teve o dinheiro devolvido no
final do mês passado.
O governador petista contou
que ele mesmo negociou a liberação do patrocínio com diretores
do Banco do Brasil. À Folha, ele
afirmou ter ameaçado tirar a conta do governo do Estado do banco
caso o dinheiro lhe fosse negado.
Zeca do PT disse que o fato de
ser petista "até dificultou, demorou para caramba até sair, tive de
ameaçar tirar a conta". Ele disse
que telefonou para Casseb pedindo o patrocínio do festival. "Nós
[o governo do Estado] somos os
principais clientes [do BB] no Estado. Geramos muito lucro", afirmou o governador.
A arrecadação de impostos estaduais é depositada na conta do
BB. "Algo como R$ 200 milhões
por mês", disse o governador. Em
2000 e 2002, o governo fez empréstimos no banco para pagar o
13º salário dos servidores públicos. Em cada operação, pagou ao
menos R$ 3,1 milhões de juros.
A negociação, segundo Zeca, foi
feita pessoalmente com o diretor
de Marketing e Relacionamento,
Henrique Pizzolato, e o vice-presidente de Agronegócios e Governo, Ricardo Conceição.
O Banco do Brasil, por meio de
sua assessoria, afirmou que o patrocínio obteve pareceres favoráveis de várias diretorias do banco
antes de ser submetido ao Comitê
de Comunicação, que reúne 10
dos 17 diretores da instituição.
Trata-se de uma instância intermediária em matéria de análise de
pedidos de patrocínio. O banco
contabiliza cerca de 800 pedidos
recebidos no primeiro semestre
do ano, dos quais aproximadamente cem teriam sido acatados.
A assessoria não divulgou o valor médio dos patrocínios, mas
disse que o festival é um dos mais
importantes eventos do período.
O orçamento do banco em 2004
para patrocínios eventuais e eventos desse tipo é de R$ 40 milhões.
O festival
Segundo o BB, o festival em Corumbá é uma aposta em publicidade do banco, um investimento
com retorno garantido, já que a
marca será veiculada na TV, no
rádio, em anúncios de jornal, outdoors e cartazes. O banco também garantiu cota de 10% dos ingressos para seus convidados.
"O BB também tem interesses
nos países participantes do festival, pois está instalado neles", falou Zeca, que pretende reunir no
evento representantes dos 12 países da América do Sul, além do
Brasil. O site de divulgação do
Festival América do Sul traz em
destaque acesso para a página eletrônica do governo de Mato Grosso do Sul, responsável pela organização. O evento vai acontecer
entre 17 e 25 de setembro.
Colaborou HUDSON CORRÊA, da Agência Folha, em Campo Grande
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