São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA - SÃO PAULO

Serra mantém vantagem após TV

Com 48% das intenções de voto, tucano venceria hoje a eleição em 1º turno; Mercadante tem 18%

Cresceu o percentual dos que votam na "dobradinha" Lula e Mercadante; dos eleitores de Alckmin, 73% também optam por Serra


MALU DELGADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O cenário eleitoral em São Paulo segue estável e o candidato do PSDB ao governo, José Serra, venceria hoje a eleição no primeiro turno com 59% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha, realizada nos dias 21 e 22. Após cinco dias de propaganda eleitoral, o levantamento captou oscilações, dentro da margem de erro -dois pontos percentuais para mais ou para menos- de Serra e do segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT).
Em comparação com a pesquisa anterior (dias 7 e 8), o tucano oscilou de 49% para 48% e Mercadante de 17% para 18%. Orestes Quércia (PMDB) ficou estável com 10%, na terceira posição. O percentual de indecisos é 10% e 8% votariam em branco ou anulariam o voto. Foram feitas 1.931 entrevistas em 57 municípios. Na pesquisa espontânea, Serra tem 23%, Mercadante, 9%, e Quércia, 3%.
O levantamento captou uma elevação da transferência de votos de Lula para Mercadante. Foi registrado aumento de quatro pontos percentuais de eleitores que demonstram intenção de votar em Lula e Mercadante (de 30% para 34%).
"Acredito que seja resultado direto da campanha na TV", disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Como o aumento ainda é pequeno, explica Paulino, não interfere no resultado geral da pesquisa. Lula apareceu em todos os programas do petista. Já Geraldo Alckmin teve uma rápida aparição no programa de Serra.
O eleitor é mais fiel à dobradinha tucana. Entre os eleitores que votariam em Geraldo Alckmin à Presidência, 73% votariam em Serra, 8% em Mercadante, e 8%, em Quércia. Quando escolhem Lula, 34% optam por Mercadante, 31% por Serra e 13% por Quércia.
Dos eleitores que declararam ter preferência pelo PSDB, 87% votariam em Serra. Entre os que preferem o PT, 46% votariam em Mercadante. "A fidelidade dos simpatizantes do PSDB ao candidato do partido é bem maior do que a dos simpatizantes do PT", disse Paulino.
No segundo turno, Serra tem ampla vantagem sobre Mercadante: 60% a 29%. Contra Quércia, vence por 62% a 23%.
Apesar da liderança, o tucano caiu dez pontos percentuais de março a agosto. Mercadante subiu sete pontos no período. Ambos estão tecnicamente empatados no quesito rejeição: 18% e 20%, respectivamente. Quércia é o campeão, com 26%.


Texto Anterior: Otavio Frias Filho: Anistia para Lula
Próximo Texto: Suplicy é líder ao Senado, com 42% dos votos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.