São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propaganda de tucano é a mais bem avaliada

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito José Serra (PSDB), que lidera a disputa pelo governo de São Paulo, é o candidato com maior audiência e melhor avaliação no horário eleitoral gratuito de televisão.
Segundo pesquisa Datafolha, 36% dos entrevistados disseram ter assistido, pelo menos um dia, à propaganda eleitoral de Serra. A do candidato do PT, Aloizio Mercadante, foi vista por 28% dos entrevistados, e a do ex-governador Orestes Quércia (PMDB), por 30%.
Dos que assistiram ao programa de Serra, 63% disseram que seu desempenho foi ótimo/ bom. Para 24% foi regular e para 10%, ruim/péssimo.
A performance de Mercadante, que aposta no horário eleitoral para alavancar sua candidatura e está em segundo lugar nas pesquisas, foi considerada ótima/boa por 55% dos entrevistados, regular para 30% e ruim/péssima para 12%.
Quércia é o que apresenta a menor taxa de aprovação: 44% consideram seu desempenho ótimo/bom; 34%, regular e 19%, ruim/péssimo.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, é natural que Serra, em vantagem nas pesquisas, seja mais bem avaliado pelos entrevistados.
"Quando há uma vantagem muito grande de um candidato em relação aos demais, a análise da pesquisa deve ser feita de forma cautelosa, pois o eleitor tende a avaliar melhor o programa de seu candidato", disse.
Isso se traduz na avaliação de Serra e na de Mercadante entre seus respectivos eleitores.
A performance de Serra no programa eleitoral foi considerada ótima/boa por 81% dos entrevistados que declararam votar nele. Entre os eleitores de Mercadante, 79% disseram que o desempenho do petista foi ótimo/bom.
A situação se inverte, de forma favorável a Mercadante, quando os eleitores são convidados a avaliar a propaganda do candidato adversário.
Dos que declararam voto em Serra, 43% disseram que o programa petista foi ótimo/bom. Entre os eleitores de Mercadante, 32% reconheceram as mesmas qualidades na propaganda tucana.
Para tentar crescer nas pesquisas, o PT tem usado o horário eleitoral para fazer duras críticas ao ex-prefeito. A direção nacional do partido estuda ainda uma aliança "branca" com Quércia. O ex-governador, no entanto, afastou qualquer possibilidade de acordo.
(LILIAN CHRISTOFOLETTI)


Texto Anterior: Suplicy é líder ao Senado, com 42% dos votos
Próximo Texto: Serra inicia ataques do PSDB a Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.