São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Aécio está 62 pontos à frente em Minas

Tucano oscila de 74% para 71%, enquanto petista vai de 7% para 9%; Newton amplia vantagem na disputa ao Senado

Nilmário tenta vincular sua imagem à de Lula, enquanto Eliseu Resende (PFL), que concorre ao Senado, faz o mesmo em relação a Aécio


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PASSOS

O governador Aécio Neves (PSDB) mantém larga vantagem na disputa pelo governo de Minas Gerais e seria reeleito em primeiro turno, segundo nova pesquisa Datafolha. Com 71% das intenções de voto, ele está 62 pontos percentuais à frente do ex-ministro Nilmário Miranda (PT), que obteve 9%.
Realizada nos dias 21 e 22 passados, a pesquisa (que ouviu 1.283 eleitores em 59 municípios) foi feita após terem sido exibidos os três primeiros programas eleitorais no rádio e na TV. Ela foi registrada no TRE com o número 56243/ 2006.
O resultado mostra que Aécio oscilou negativamente três pontos percentuais (de 74% para 71%) em relação à pesquisa anterior (de 7 e 8 deste mês) e que Nilmário oscilou positivamente de 7% para 9%, mantendo o quadro estável. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na corrida para o Senado, a pesquisa mostra a polarização entre o ex-governador Newton Cardoso (PMDB, aliado ao PT), que cresceu seis pontos, e o deputado federal Eliseu Resende (PFL, em aliança com o PSDB), que cresceu quatro. A diferença entre eles, que era de 10 pontos percentuais na pesquisa anterior, agora é de 12 pontos. Newton subiu de 21% para 27%, e Eliseu foi de 11% para 15%.
A disputa para o Senado mostra uma semelhança de estratégia com a do governo estadual: Nilmário faz sua campanha colado na imagem do presidente Lula, que lidera a corrida presidencial, e Eliseu faz o mesmo em relação a Aécio Neves.
Enquanto isso, Newton, ex-rival histórico do PT, mantém vôo próprio, sem recorrer à imagem de Lula, embora o presidente continue pedindo votos para o peemedebista, como fez anteontem em Varginha (MG).
Dos eleitores de Lula, 31% votam em Newton, que também tem a preferência de 30% dos eleitores de Aécio, embora o governador apareça no programa de Eliseu pedindo o voto para o pefelista. São 19% os eleitores de Aécio que preferem Eliseu. Dos que votam em Lula, 71% declaram voto em Aécio, e 14% em Nilmário.
Não assistiram ao programa de Nilmário 76% dos pesquisados (dos 24% que assistiram, 48% aprovaram o programa). Já o programa de Aécio não foi visto por 62% (dos 38% que assistiram, 83% o aprovaram).


Texto Anterior: Tucano diz não temer parceria de Lula e Quércia
Próximo Texto: Nos Estados - Amazonas: Vice diz que nunca recebeu aposentadoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.