São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Novos elementos

Os sanguessugas não têm fim. Foi a manchete nos portais UOL, Globo.com e demais, também na Folha Online, "CPI divulga nomes dos 27 investigados pelo Supremo", com Ministério Público e Polícia Federal. São "novos 27" ou, na escalada do "JN", "mais 27".
Dentre eles, na manchete do canal Globo News, na verdade "três já tinham sido inocentados pela CPI". Agora a mesma CPI dos Sanguessugas diz que "pode haver novos pedidos de processo de cassação, em um segundo relatório da comissão". Ou em um terceiro. Prometeu o presidente da comissão, ontem ao "JN", que, "surgindo novos elementos, quaisquer daqueles [18] que foram excluídos poderão ser indiciados".


FUTEBOL O mesmo grupo de hackers brasileiros havia invadido sites dos EUA e outros, em abril, deixando mensagens sobre a Copa do Mundo, como esta à esq., no site da cidade de Acton, no Estado de Massachusetts

BIOS TEAM ATACA
A notícia apareceu às 12h58 de ontem, no site brasileiro da agência Reuters. O site do PT havia sido invadido por hackers. Daí, em velocidade viral, a informação passou aos sites, rádios e até televisão. Final de tarde e, de volta ao site da Reuters, a agência havia entrevistado Overkill, como se autonomeou um dos três hackers do grupo Bios Team. Ele relatou as invasões anteriores dos sites de PSDB e PTB e prometeu avançar nos próximos dias sobre o do PSOL, para deixar "críticas construtivas". Ele, diz a Reuters, "afirma não ser filiado a nenhum partido, mas admitiu simpatizar com o PSDB".


Imagem que identifica a versão em inglês do Orkut, dominado hoje por perfis brasileiros

NEM NA CHINA
Chegou ao site News.com, um dos principais dos EUA para assuntos ligados à internet, a decisão do Ministério Público Federal de abrir processo contra a Google, por não liberar dados de eventuais criminosos que atuem no Orkut. A notícia avança por despachos de Reuters e Bloomberg e blogs como Search Engine Roundtable, com enunciados como "Brasil cansado de Google & Orkut". O blog de mídia de Tiago Dória avisa, porém, que os IPs, "espécie de RG do usuário", que os procuradores pedem estão na Califórnia _onde são protegidos pela legislação. E que, "ao contrário da Yahoo!, nem com a pressão da China a Google revelou os dados de seus usuários".

NAS PEGADAS
Na escalada de manchetes do "Jornal da Band", ontem, "Lula recebe [hoje] um plano estratégico para fazer o Brasil crescer 6% ao ano, sem inflação, nos próximos 15 anos". Ou melhor, no blog de Josias de Souza, contextualizando, "nas pegadas da última pesquisa Datafolha, que atribuiu índices confortáveis para Lula e seu governo, o ministro Tarso Genro divulga nesta quinta um plano estratégico para o desenvolvimento do país nos próximos 15 anos".
A previsão é de "um crescimento mínimo de 6% entre 2008 e 2022". Números sempre redondos, para uso eventual na propaganda eleitoral.

OS BRICS, DE NOVO
O serviço de monitoramento de mídia da BBC destacou ontem o "La Vanguardia", diário de Barcelona, com a avaliação de que a economia dos Estados Unidos cede espaço aos "gigantes emergentes", "novos protagonistas".
No PIB mundial, escreve o jornal espanhol, com 15,4% da China, 5,9% da Índia e 2,6% cada um de Brasil e Rússia, os chamados BRICs superaram os 20,1% dos EUA, hoje.
Daí por que "o economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, descarta a possibilidade de a desaceleração econômica dos EUA ter um efeito pernicioso sobre a recuperação" da economia européia.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Imprensa: Jornalista é ameaçada após investigar quadrilha em IML
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.