São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / RIO E SALVADOR

No Rio, Crivella cai após o começo do horário eleitoral

Maior tempo de exposição nos programas de rádio e TV, além da campanha de rua levam Paes a embolar a disputa

Crivella perde cinco pontos percentuais, tem 20% e está tecnicamente empatado com Paes, que tem 17%, e com Jandira Feghalli, 15%

SERGIO COSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O começo da propaganda eleitoral na TV marca uma queda nas intenções de voto do senador Marcelo Crivella (PRB), que passou de 24% para 20%, segundo o Datafolha. Com três vezes e meia mais tempo de exposição do que o adversário no horário político, Eduardo Paes (PMDB) cresceu quatro pontos e chegou a 17%, empatando tecnicamente com o líder das duas pesquisas anteriores, e com Jandira Feghalli. Também com tempo reduzido na TV, a candidata do PC do B ficou nos 15%.
Em outro patamar da corrida eleitoral, aparecem Fernando Gabeira (PV), com 8%, Solange Amaral (DEM), 7%, e Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT), ambos com 4%.
A pesquisa, realizada numa parceria entre a Folha e a TV Globo nos dias 21 e 22, capta o período dos primeiros programas eleitorais, quando realmente começa a campanha com a apresentação dos candidatos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O horário político interessa a 44% dos eleitores cariocas. O primeiro dia de campanha na TV foi visto por 26%. A maioria dos entrevistados rejeita o programa (56%), com predominância entre os que têm entre 45 e 59 anos (61%) e maior faixa de renda familiar (65%). Para 28%, o horário na TV terá muita importância na decisão do voto e para 27%, a propaganda pode vir a se tornar "um pouco importante".
Eduardo Paes, que além do maior tempo no rádio e na TV, investiu numa propaganda massificada nas ruas com grandes cartazes carregados por cabos eleitorais remunerados, foi quem mais cresceu desde o início das pesquisas: passou dos 9% das intenções para 17% em menos de dois meses.
Se as eleições fossem hoje, Crivella, o "candidato do coração de Lula", como o vice-presidente José Alencar o anuncia no rápido programa de TV (1min55s por dia), disputaria o 2º turno com Paes ou Jandira. O primeiro é apoiado pelo governador Sérgio Cabral, que gosta de alardear sua parceria com o presidente. Jandira tenta, na propaganda, associar sua trajetória de vida à de Lula. Paes tem 6min48s e Jandira, 2min28s. Gabeira tem 4min46s de tempo na TV, Molon 4min04s, Solange 3min36s e Chico Alencar 57 segundos.
Em nenhum dos dois confrontos desenhados pelo retrato da pesquisa para o 2º turno Crivella venceria. O senador teria 35% contra 47% de Jandira, e 33% contra 47% de Paes.
O candidato do PRB é o mais rejeitado: 35% não votariam nele de jeito nenhum. Gabeira e Solange Amaral tem rejeição de 22% dos eleitores cada. Entre os principais candidatos, Jandira, Chico Alencar e Paes têm o menor índice neste quesito: 14%. Molon é rejeitado por 16%. A maior rejeição a Crivella, que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, se dá entre os mais escolarizados (58%), os que têm renda familiar maior (55%), os espíritas kardecistas (52%) e os católicos (44%). Paes enfrenta maior resistência entre os homens (18%) e Jandira entre os que ganham de mais de cinco a 10 salários mínimos (19%).
O líder na pesquisa tem melhor desempenho na faixa de 35 a 44 anos (30%), entre os que têm só ensino fundamental (25%) e renda familiar de até dois salários mínimos. Paes é mais forte entre os jovens (24% entre 16 e 24 anos), com quem tem escolaridade fundamental ou média (18% cada) e ganha de cinco a dez mínimos. O eleitorado de Jandira é em sua maioria feminino (17% contra 11% dos homens) e distribuído por todas as faixas etárias. A comunista surfa entre os que ganham mais de dez salários mínimo (24% das intenções de voto). A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o número RPE 22/ 2008.


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