São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

ACM Neto e Imbassahy lideram em Salvador; prefeito está em 3º

Democrata tem 26% dos votos e tucano, 24%; em 4º, petista subiu 6 pontos

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A primeira pesquisa Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito revela que o deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura de Salvador.
O democrata tem 26% das intenções de voto, contra 24% do tucano. Em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 23 e 24 de julho, Neto e Imbassahy oscilaram um ponto percentual para baixo.
Depois, pela ordem, aparecem o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), candidato à reeleição, com 17%, o deputado petista Walter Pinheiro, com 13%, e o servidor público Hilton Coelho (PSOL), com 2%.
Com relação à pesquisa de julho, João Henrique oscilou dois pontos percentuais para baixo (tinha 19%), Pinheiro cresceu seis pontos percentuais (tinha 7%) e Hilton Coelho oscilou um ponto percentual (tinha 1%).
Realizada em parceria entre a Folha e a TV Globo, a pesquisa ouviu 831 eleitores entre os dias 21 e 22. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, 12% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 6% dos entrevistados não souberam responder.
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta ao eleitor o nome de nenhum candidato, ACM Neto foi mencionado por 16% (antes eram 12%); Imbassahy, por 12% (eram 9%); João Henrique, por 10% (7% na anterior); Pinheiro, por 8% (ante 3%).
A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 27927/ 2008. "Apesar de a pesquisa ter sido realizada após dois programas eleitorais gratuitos, não houve mudanças substanciais em relação ao levantamento anterior", disse Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
O Datafolha também simulou um confronto no segundo turno entre os três mais bem colocados na pesquisa. Neste caso, haveria empate técnico entre Imbassahy (43%) e ACM Neto (39%). Nesta hipótese, dos eleitores de João Henrique Carneiro no primeiro turno, 46% optariam por Imbassahy e 31%, por ACM Neto.
Se o segundo turno fosse entre ACM Neto e João Henrique, o democrata teria 47%, contra 37% do peemedebista. Um segundo turno entre Imbassahy e João Henrique daria a vitória ao tucano, com 52% -João Henrique teria 31%.
A pesquisa apontou aumento de sete pontos no índice de rejeição de ACM Neto (de 25% para 32%). Com exceção de João Henrique, que oscilou um ponto para baixo (de 39% para 38%), os demais candidatos enfrentam aumento de seus índices de rejeição -Hilton Coelho subiu de 23% para 30%; Imbassahy, de 19% para 21%, e Pinheiro, de 19% para 22%.


Texto Anterior: Eleições 2008 / Rio e Salvador: No Rio, Crivella cai após o começo do horário eleitoral
Próximo Texto: Eleições 2008 / Belo Horizonte e Porto Alegre: Candidato de Aécio e do PT já é líder em BH
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.