São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

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ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA SÃO PAULO

Com 51%, Serra amplia vantagem e vence no 1º turno

Crescimento de tucano e queda de Mercadante no Datafolha coincidem com escândalo da compra de dossiê por petistas

Em quatro dias, diferença entre os dois primeiros colocados na disputa pelo governo de São Paulo subiu de 25 para 30 pontos

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma semana após descoberta a operação petista para compra de munição contra o PSDB, o candidato do partido ao governo de São Paulo, José Serra, ampliou em cinco pontos a vantagem sobre seu principal adversário, o petista Aloizio Mercadante, reforçando as chances de vitória em primeiro turno. Segundo pesquisa Datafolha realizada na sexta-feira -a nove dias das eleições-, Serra ganhou três pontos em comparação ao levantamento anterior, feito nos dias 18 e 19, e tem 51% das intenções de voto.
Mercadante sofreu oscilação negativa de dois pontos, passando de 23% para 21%. Com isso, em quatro dias, a diferença entre os dois subiu de 25 para 30 pontos. Serra conta com 59% dos votos válidos (excluídos os nulos, em branco e de indecisos).
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, atribui esse movimento à crise deflagrada quando assessores petistas, inclusive um coordenador da campanha de Mercadante, foram acusados de comprar um dossiê contra Serra.
"Se essa crise prejudicou alguém, foi o Mercadante. A única coisa que explica esse movimento é a crise", disse Paulino.
Ao falar da crise, 49% dos entrevistados afirmaram que Serra seria o maior beneficiário da explosão dos escândalos, enquanto apenas 11% responderam que seria Mercadante.
O petista foi apontado como o maior prejudicado por 40% dos entrevistados, enquanto 14% responderam que seria Serra. Até para 41% dos eleitores do petista Luiz Inácio Lula da Silva, Mercadante é o maior prejudicado.
Ainda segundo o Datafolha, o terceiro colocado, Orestes Quércia (PMDB), se mantém com 9% das intenções de voto. Carlos Apolinário (PDT) tem 2%. Votos nulos e em branco somam 8%, enquanto 7% responderam não saber.
A ampliação da vantagem de Serra sobre Mercadante foi de 15 pontos percentuais entre os eleitores com renda familiar de cinco a dez salários mínimo. Nessa faixa, Serra cresceu sete pontos, passando de 45% para 52%, enquanto Mercadante caiu oito: de 31% para 23%.
A diferença também subiu oito pontos entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos. Serra subiu de 45% para 51%. Mercadante passou de 20% para 18%.
Entre eleitores com nível fundamental de escolaridade, a vantagem de Serra cresceu três pontos. Entre os de nível médio, saltou nove: antes com 46%, Serra está com 50%, e Mercadante perdeu cinco pontos, passando de 27% para 22%.
A vantagem de Serra (58%) aumentou seis pontos entre os eleitores de nível superior. Nesse segmento, Mercadante caiu cinco, de 24% para 19%.
Levando-se em consideração a questão geográfica, Serra ganhou oito pontos de vantagem sobre Mercadante no interior.


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