São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Venda difícil

Fed e Tesouro "avisam de conseqüências funestas", na manchete on-line do "Washington Post", à tarde. "Cobram ação urgente", no "Wall Street Journal". "Empurram" o Congresso, no "Financial Times".
Mas o "New York Times" já avisava que era uma "venda difícil" junto aos democratas, "céticos" não só com o custo, mas com os efeitos do pacote. Fim do dia e até os republicanos se mostravam "hesitantes".
Daí para queda em Wall Street, Bovespa etc.

NÃO É SOLUÇÃO
ft.com
Fim do dia no alto da home do "FT" e o colunista Martin Wolf, com a ilustração, escrevia que o "Plano de Henry Paulson não foi uma solução verdadeira para a crise"

ADEUS, GEORGE W. BUSH
O presidente dos EUA fez seu último discurso na ONU e "assegurou líderes quanto à economia", no destaque do "NYT". Mas ele mal citou a crise, ressaltou o "WP", antes priorizando "seus temas familiares" de terrorismo e da "promoção da liberdade". De resto, observou o "NYT", serviu para "photo-ops" de Sarah Palin com aliados como o afegão Hamid Karzai e o colombiano Álvaro Uribe.
Na manchete da Reuters Brasil e em despachos pelo mundo, "Lula lamenta discurso", por fugir da crise.

RECONSTRUÇÃO
Em despacho por todo lado nos EUA, a Associated Press destacou que o presidente do Irã "responsabiliza os EUA pelo colapso do mercado".
Dos discursos, como a britânica Reuters, a agência americana selecionou Nicolas Sarkozy e Lula, que cobraram reforma do regime financeiro global para, respectivamente, "reconstruir o capitalismo" e conter a "angústia de povos inteiros". A chinesa Xinhua ressaltou o brasileiro.

E OS POPULISTAS
Por aqui, Lula foi manchete por todo lado, sob enunciados como "Só política combate a crise financeira, diz Lula", no UOL, e até "Lula acusa ricos de nacionalismo populista", no Terra e na BBC Brasil.
Esta última, como a chinesa Xinhua, deu atenção especial a uma citação do economista Celso Furtado pelo brasileiro, dizendo ser "inadmissível que os lucros dos especuladores sejam sempre privatizados e as perdas, socializadas".

AMERICAS SOCIETY
as-coa.org
Antes da ONU, Lula foi premiado e falou na instituição hoje dirigida por William Rhodes, do Citigroup. O brasileiro, segundo a Bloomberg, cobrou "mais investidores". E Rhodes saudou a redução na pobreza

SEM AFINIDADE COM A AMÉRICA
latimes.com
O "Los Angeles Times" deu alto de página para afirmar desde Itaguaí, no Rio, com foto de fábrica da Honda na região Norte, que o Brasil vai bem "em meio à crise americana". Que já não "pega pneumonia toda vez que os EUA tossem" -dando como frase de Lula. Que o país está "a salvo ao menos no curto prazo". E até já "perdeu a afinidade com a América"

"LA CRISE? DEMANDEZ À BUSH"

As tiradas de Lula ecoam mundo afora. "Que crise? Vai perguntar para o Bush", da semana passada, foi parar ontem no francês "Le Monde", ressaltando o prognóstico lulista de que seria pequeno o efeito da crise no país.
Na americana "Time", que entrevistou o brasileiro às vésperas da viagem para Nova York, o enunciado ontem era "Brasil vive boom por seguir o caminho de Lula". No longo texto, citações como "God is Brazilian" e referências à nova classe média, à sua popularidade recorde etc.

TEMPESTADE
Nem tudo é oba-oba, com Lula e o Brasil. O "Christian Science Monitor" deu a longa reportagem "Emergentes são atingidos duramente". Logo abaixo: "Mas Brasil e China têm crescimento interno e reservas para agüentar a tempestade de Wall Street".

E PRUDÊNCIA
E o "FT" traz hoje, em sua série sobre o "alcance global" da crise, longa reportagem sobre a China. Afirma que tem, "relativamente, pouca exposição a bancos como Lehman", mas já "passou a ver o mundo com prudência". Amanhã é a vez do Brasil.

SEM CABEÇA

A crise afasta até colunistas como o conservador George F. Will do republicano John McCain. Pela reação de dias atrás, quando pediu a queda do presidente da comissão de valores mobiliários, foi comparado à rainha de "Alice no País das Maravilhas". No título, "McCain perde a cabeça".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Nova Iguaçu: Funcionários são detidos em campanha
Próximo Texto: Procuradores: Entidade pede à OAB novo relator no caso Dantas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.