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Petrobras prioriza aliados em patrocínio
Dos 87 municípios beneficiados em festejos juninos, apenas 14% são governados por oposicionistas
FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Ao patrocinar as festas juninas neste ano, a Petrobras priorizou cidades comandadas por
partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 87 municípios beneficiados, apenas 14% -13 cidades- são administrados por
oposicionistas.
Os números são da própria
Petrobras e foram levados à
CPI da Petrobras pelo gerente
de comunicação institucional
da empresa, Wilson Santarosa.
A planilha de Santarosa mostra que o crescimento do número de cidades beneficiadas
foi bem mais modesto que o aumento do valor dos patrocínios.
Em 2008, 83 cidades nordestinas ganharam R$ 3,4 milhões.
Este ano, a Petrobras repassou
R$ 4,7 milhões para festas juninas, de acordo com a assessoria
de imprensa da empresa.
Apesar de a estatal assegurar
que o critério de seleção não é
político, PSDB e DEM viram
reduzir à metade o total de cidades patrocinadas se comparados os números de 2008 e
2009. No ano passado, foram
23 municípios beneficiados.
Neste ano, somente 13.
"Não apenas reduziram o número de prefeituras da oposição, como os valores dos repasses também são menores", afirma o deputado federal ACM
Neto (DEM-BA), que solicitou
documentação do Ministério
de Minas e Energia com os valores repassados pela Petrobras a cada município que promoveu festas juninas.
Em 2009, a Petrobras incluiu
novas cidades na lista de patrocinadas, entre elas 21 municípios de Sergipe que não haviam
recebido recursos no ano passado. A empresa manteve o repasse para 33 cidades, a maioria governada por coligações da
base aliada que se mantiveram
na prefeitura após as eleições
do ano passado.
Se comparados os números
de 2008 e 2009, as cidades com
prefeitos do PT, PMDB e PC do
B estão entre as maiores beneficiadas. Neste ano, esses partidos estão à frente de 54% dos
municípios beneficiados. Em
2008, eram 31%.
Santarosa disse aos senadores que cabe à Petrobras fiscalizar se o uso da marca foi feito
de forma adequada, seguindo
as cláusulas do contrato. Explicou ainda que a própria empresa procurou o Ministério Público da Bahia ao suspeitar de mau
uso dos recursos repassados
para festas juninas no Estado,
que contabiliza o maior número de cidades beneficiadas com
dinheiro da Petrobras.
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