São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

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Petrobras prioriza aliados em patrocínio

Dos 87 municípios beneficiados em festejos juninos, apenas 14% são governados por oposicionistas

FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao patrocinar as festas juninas neste ano, a Petrobras priorizou cidades comandadas por partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 87 municípios beneficiados, apenas 14% -13 cidades- são administrados por oposicionistas.
Os números são da própria Petrobras e foram levados à CPI da Petrobras pelo gerente de comunicação institucional da empresa, Wilson Santarosa.
A planilha de Santarosa mostra que o crescimento do número de cidades beneficiadas foi bem mais modesto que o aumento do valor dos patrocínios. Em 2008, 83 cidades nordestinas ganharam R$ 3,4 milhões. Este ano, a Petrobras repassou R$ 4,7 milhões para festas juninas, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa.
Apesar de a estatal assegurar que o critério de seleção não é político, PSDB e DEM viram reduzir à metade o total de cidades patrocinadas se comparados os números de 2008 e 2009. No ano passado, foram 23 municípios beneficiados. Neste ano, somente 13.
"Não apenas reduziram o número de prefeituras da oposição, como os valores dos repasses também são menores", afirma o deputado federal ACM Neto (DEM-BA), que solicitou documentação do Ministério de Minas e Energia com os valores repassados pela Petrobras a cada município que promoveu festas juninas.
Em 2009, a Petrobras incluiu novas cidades na lista de patrocinadas, entre elas 21 municípios de Sergipe que não haviam recebido recursos no ano passado. A empresa manteve o repasse para 33 cidades, a maioria governada por coligações da base aliada que se mantiveram na prefeitura após as eleições do ano passado.
Se comparados os números de 2008 e 2009, as cidades com prefeitos do PT, PMDB e PC do B estão entre as maiores beneficiadas. Neste ano, esses partidos estão à frente de 54% dos municípios beneficiados. Em 2008, eram 31%.
Santarosa disse aos senadores que cabe à Petrobras fiscalizar se o uso da marca foi feito de forma adequada, seguindo as cláusulas do contrato. Explicou ainda que a própria empresa procurou o Ministério Público da Bahia ao suspeitar de mau uso dos recursos repassados para festas juninas no Estado, que contabiliza o maior número de cidades beneficiadas com dinheiro da Petrobras.


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