UOL

São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Lula, governantes caem por "trair" o povo

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribui a culpa por rebeliões populares que derrubam presidentes, como acaba de acontecer na Bolívia, a "governantes que não atuam com seriedade com seu povo" e "traem os compromissos eleitorais".
A afirmação foi feita numa entrevista à agência de notícias espanhola Efe, em Brasília. Lula desembarca na Espanha nesta manhã, para receber o prêmio Príncipe de Astúrias, e retorna hoje mesmo ao Brasil.
Segundo o presidente, governar na América Latina não é uma tarefa tão difícil como se pensa. "Se a gente faz promessas eleitorais desmedidas, tem muitas chances de causar uma frustração popular", afirmou ele, condenando o populismo.
Lula acrescentou que, quando isso acontece, "o povo se vê no direito de fazer o que fez na Bolívia". A crise boliviana levou à renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.
Na entrevista à agência espanhola, Lula falou sobre a integração econômica americana. A respeito da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), afirmou que os Estados Unidos precisam aprender que "um bom acordo é aquele em que todos saem vitoriosos".
Lula afirmou também que as novas políticas que pretende adotar, dentro das mudanças estruturais que estão em curso, não ameaçam os investimentos.
"Vamos beneficiar o povo, o Estado e os investidores nacionais e estrangeiros. Queremos que o novo marco regulatório seja discutido com os empresários. Sabemos que, se essas regras não forem convenientes, quem tem dinheiro não vai investir no Brasil."

Queda "normal"
Para o presidente, é "normal" a queda da aprovação de seu governo. A última pesquisa do instituto Sensus mostrou que, apesar de alta, Lula teve a sua pior avaliação desde que assumiu a Presidência.
"Encaro isso com a maior naturalidade, sem nenhuma preocupação. Sei que terei quatro anos para fazer o que prometi. Não tenho quatro dias."


Texto Anterior: Governo Lula não tem imaginação, afirma FHC
Próximo Texto: Rolo tributário: Relator na Câmara critica mudança do Senado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.