São Paulo, terça-feira, 24 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula defende que "pirotecnia" em ações deve acabar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao assinar mensagem encaminhando a nova lei orgânica da Polícia Federal ao Congresso, o presidente Lula afirmou que o órgão deve manter a neutralidade nas investigações. Ele pediu que a PF não sofra influências partidárias ou políticas nem aja com "pirotecnia".
"O que a gente tentou evitar, na verdade? Era o show de pirotecnia, que muitas vezes a investigação nem começava e a pessoa já estava condenada pelos meios de comunicação."
A Lei Orgânica da Polícia Federal regulará o funcionamento da instituição. Segundo Lula, a lei e um decreto que reduz de cinco para três anos o período para primeira promoção na carreira darão mais poder à PF.
A lei garantirá orçamento próprio e autonomia administrativa ao órgão, hoje subordinado ao Ministério da Justiça. A partir dela, só poderão ser diretores da PF funcionários de carreira (hoje a regra existe como costume, mas passará a constar em lei) e o cargo de corregedoria da PF terá mandato.
As mudanças feitas pelo governo geraram polêmica. Em agosto, policiais federais do DF fizeram uma paralisação de 24 horas em defesa da valorização da carreira. O conteúdo da lei não foi divulgado pelo governo.


Texto Anterior: PF investiga policiais por sumiço de bens
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: A visita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.