São Paulo, terça, 24 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grampo derruba irmãos Mendonça de Barros, André Lara Resende e Pio Borges

Agência JB
José Roberto e Luiz Carlos Mendonça de Barros com André Lara Resende ontem de madrugada, após reunião com o presidente FHC no domingo



Presidente cede à pressão da base política e aceita pedidos de demissão



Ministro sai criticando o PFL e o PMDB, partidos aliados ao governo


da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso cedeu à disputa por poder na base política do governo e aceitou, na noite de domingo, o pedido de demissão do ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros (Comunicações), de José Roberto Mendonça de Barros, irmão do ministro e secretário-executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior), e de André Lara Resende, presidente do BNDES. "O problema do governo é que a agenda do presidente da República de modernização da economia não é a mesma da base política dele", disse à Folha o ministro demissionário. Ele já tinha sido convidado por FHC para assumir o futuro Ministério da Produção, o que desagradou PFL e PMDB. "Há uma guerra subterrânea por campos a serem ocupados no governo. É lamentável. Essa disputa reflete não apenas uma irresponsabilidade, mas só serve para enfraquecer o projeto", disse ontem o ministro-chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho.
Em Roraima, FHC disse vai "nomear as pessoas que achar conveniente" e que fará "um ministério dedicado à produção no Brasil". O presidente mandou um recado para assessores que estariam fazendo intrigas no governo.
"Acredito que tenha gente de dentro do governo que fale o que não se deve. Eu recomendo que não digam (...) Esse é um comportamento errado que coibirei de agora em diante de uma maneira drástica", afirmou FHC.
Hoje, o presidente reúne-se com os líderes dos partidos da base aliada. Em um café da manhã, no Alvorada, ele vai exigir o fim das divergências -ao menos públicas- geradas pela crise do grampo telefônico.
²



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.