São Paulo, terça, 24 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vê "operação criminosa'

do enviado especial

O presidente Fernando Henrique Cardoso se disse indignado com o fato de "uma operação criminosa", como a escuta telefônica, ter contribuído para uma crise no governo em vez de ter sido "repudiada nacionalmente". "Sou muito contra essa questão de o crime compensa, o crime ganhou. Vocês verão com o tempo que quem praticou o crime pagará. E quem está feliz por causa do crime pagará."
FHC disse que foi vítima da divulgação de "infâmias absurdas", referindo-se à divulgação de papéis sem autenticidade comprovada que mostrariam sua participação em uma empresa nas Ilhas Cayman. FHC reclamou de essas denúncias estarem repercutindo internacionalmente, "atingindo pessoas probas, pessoas cuja vida é honrada". Para ele, "são fofocas."
FHC pediu que, diante do "sacrifício" da demissão de seus auxiliares, haja um pensamento mais profundo no país sobre "o que significa dar asas à infâmia".
²
Pacto Andino
FHC afirmou ontem que fará todo o empenho para que os países do Pacto Andino (Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela) se integrem ao Mercosul. "Oxalá isso ocorra."
Pouco antes, FHC ouviu do presidente da Venezuela, Rafael Caldera, apelos para que se empenhe em realizar a união de toda a América do Sul. Caldera, que deixará o governo em 4 de fevereiro de 99, disse que FHC tem "a inteligência e a juventude" necessárias para isso.
FHC inaugurou o asfaltamento da rodovia que liga Manaus a Caracas (Venezuela), passando por Boa Vista (RR). Disse que a obra marca a aproximação continental.
"Hoje nos sentimos cada vez mais sul-americanos. O que foi um sonho bolivariano (referência a Simón Bolívar, venezuelano que participou dos movimentos de independência de seu país e de Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) é um hoje um sentimento que toma conta de nós", disse FHC.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.