São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

VERA MAGALHÃES (interina) - painel@uol.com.br

Recados de Valério

Marcos Valério voltou a fazer ameaças veladas aos demais envolvidos no mensalão. O recado mais explícito foi dado por seu advogado anteontem, no depoimento de Delúbio Soares. Diante da decisão do ex-tesoureiro do PT de só responder a questões formuladas pela juíza do caso, Marcelo Leonardo pediu para que suas perguntas fossem registradas no processo.
São elas: 1) O interrogando [Delúbio] participou de alguma reunião nos anos de 2003 a 2005 com Antonio Palocci? Para tratar de qual assunto?; 2) Se encontrou alguma vez com Marcos Valério fora do Brasil?; 3) Se encontrou alguma vez com alguma autoridade chinesa?; 4) Freqüentou a Granja do Torto, em Brasília? Em caso afirmativo, em companhia de quem?

Arquivo. Em 3 de agosto de 2005, a revista "Veja" publicou que José Dirceu estaria ameaçando relatar dois encontros entre Lula e Marcos Valério: na Granja do Torto e no Palácio do Planalto. Na ocasião, a Presidência da República informou oficialmente que Lula nunca se encontrou com o publicitário.

Contraprova. Reinhold Stephanes acertou que enviará uma equipe de campo, juntamente com técnicos do Inpe, para checar se de fato foi a expansão da pecuária que acelerou o desmatamento na Amazônia. O ministro da Agricultura avalia que a seca também pode ser uma causa da ampliação da devastação.

Se virem. Pedido de Lula na reunião sobre o desmatamento ontem: o quadro tem de ser revertido até junho, quando sai novo balanço. Stephanes se comprometeu a falar com Blairo Maggi (PR), governador de Mato Grosso, onde a devastação avançou.

Volta... Depois de breve quarentena após a absolvição pelo Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) retomou a articulação política. Está bombardeando a indicação de Jorge Zelada para diretoria Internacional da Petrobras, feita pelo PMDB da Câmara.

...à cena. Renan é um dos padrinhos do atual diretor da área, Nestor Cerveró, em parceria com o petista Delcídio Amaral (MS). Em sua investida pelo aliado, falou com José Múcio e Edison Lobão.

Sem jabá. A Comissão de Ética Pública da Presidência emitiu nota reiterando a proibição para que autoridades federais aceitem convites, "com ou sem pagamento de passagens e hospedagem, de empresas privadas durante os festejos de Carnaval".

Estamos aí. Caso o PMDB não queira acolher o futuro senador Edison Lobão Filho (MA), o destino dele deverá ser o PTB, em processo de inchaço no Senado. A operação é capitaneada pelo senador Epitácio Cafeteira (MA).

Língua-de-sogra. Aliados de Sérgio Cabral (PMDB) aproveitarão a viagem de Lula ao Rio de Janeiro, hoje, para fazer dele o convidado de honra da festa antecipada de aniversário do governador.

Olheiro. A corrente petista Novo Rumo, ligada à ministra do Turismo, Marta Suplicy, pretende manter Valdemir Garreta na Executiva Nacional do partido, que toma posse no mês que vem. Ele foi homem-chave na administração da ex-prefeita, que deve voltar a disputar o cargo em São Paulo na eleição deste ano.

Blindado. A escolta de Eduardo Suplicy (PT-SP) no Iraque ficou a cargo de uma empresa de segurança inglesa, contratada pelo Itamaraty. Seis homens armados de metralhadoras, ao custo de cerca de US$ 15 mil, asseguraram a integridade física do senador. "Nunca tinha visto uma coisa assim para mim", afirma ele.

Tchau, papito! O senador petista diz que o roqueiro Supla, seu filho, iria acompanhá-lo na viagem, mas o governo brasileiro só se predispôs a zelar pela segurança dele e do embaixador brasileiro.

Tiroteio

"O ministério de Lula é tão inchado que, ao invés do 12 apóstolos de Jesus Cristo, estavam à mesa 37 pessoas. Haja pão e vinho!""


Do senador HERÁCLITO FORTES (DEM-PI), ironizando o fato de o presidente ter comparado sua reunião com os ministros à Santa Ceia.

Contraponto

Terapia do riso

No início da semana passada, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) foi até o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a fim de visitar o vice-presidente, José Alencar, que se recuperava de uma infecção decorrente da quimioterapia a que foi submetido no começo do mês.
Mas Alencar estava fazendo exames. E o parlamentar teve de dar meia-volta. Dois dias depois, ligou para o hospital e conseguiu falar com o vice.
-Qual dia que posso voltar?-, quis saber Teixeira.
Alencar, bem-humorado, fez piada:
-Olha, vem logo, pois já falei para os médicos que o dinheiro só dá para pagar o quarto até o fim da semana!


Próximo Texto: Silvio Pereira é primeiro réu do mensalão punido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.