São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"De emergência"

No destaque de BBC Brasil, Agência Brasil e outras, a culpa do desmatamento foi dividida com Rondônia, Mato Grosso, o agronegócio. Por UOL, Terra e outros, manchetes para as medidas "de emergência", como o envio de policiais ou o corte de financiamento a quem desmata. No "JN", Marina Silva e mais "emergência".
A operação de "emergência", de mídia ao menos, ecoou de imediato pelas agências vinculadas aos sites de busca -após o choque das cifras de desmatamento e cenas de satélite, pela manhã, do inglês "The Times" ao chinês "Diário do Povo" e da Al Jazeera à BBC.

bloomberg.com/tvradio/tv
ETANOL MORTAL
A Bloomberg TV deu ontem nos EUA "Mistura mortal: o pedágio humano do etanol", com bóias-frias presos aqui por greve etc.


granma.cubaweb.cu
FIDEL & LULA
O "Granma" deu a tortuosa primeira parte da "reflexão" de Fidel sobre Lula. "Nunca foi um extremista de esquerda", como tantos que "depois se passaram para o império" etc.
Leia a íntegra em www.folha.com.br/080248


"ALCATÉIA" Sob o enunciado "Wolf pack", a "Economist" atacou a escolha de Edson Lobão ou "Big Wolf", pai de "Little Wolf", para o "cargo importante" de ministro de energia. Destacou a carreira à sombra da ditadura e da "dinastia feudal" de Sarney, que sobrevive pela TV no Maranhão.

OS BILHÕES NO COLCHÃO
wsj.com
Na análise do "WSJ", "Os cinco grandes" (Brics mais África do Sul)

Sob o título "Emergentes enfrentam avaliação", a capa do "Wall Street Journal" deu longa análise para concluir que "estão bem menos frágeis, mas não o bastante para escapar da dor da desaceleração" nos EUA. Sublinhou o "colchão de US$ 185 bilhões" das reservas brasileiras.
Já noutro texto do "WSJ", "o apetite dos investidores pelos emergentes parece inabalável". Ou, em manchete do UOL, à noite, "Bovespa tem a maior alta desde 2002".

ESCÁRNIO
O "New York Times" deu em título o "escárnio" (scorn) de que os EUA são alvo em Davos. O analista Nouriel Roubini, por exemplo, diz que o país age "como emergente" e que o Brasil fez "trabalho melhor" em sua economia.

E REAÇÃO
O mesmo "NYT", em blog, e a Bloomberg deram que os presidentes de bancos dos EUA como o JP Morgan se reuniram "a portas fechadas" com executivos dos fundos soberanos de Rússia etc. para cobrar "transparência".

timesonline.typepad.com
"COPYCAT"
Sem explicar a razão, o editor de opinião do "Times" postou análise de pesquisas novas e antigas, sobre a influência do noticiário -e agora da web- no estímulo a mais suicídios


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Polícia prende 19 por fraudes de R$ 100 mi em 6 prefeituras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.