São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aquecimento global, com participação de Carlos Nobre, é tema de sabatina da Folha

DA COORDENAÇÃO DE ARTIGOS E EVENTOS

Já estão abertas as inscrições para a sabatina que a Folha promove no dia 6 de março (terça-feira) com o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Cptec-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Presidente do Comitê Científico do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera, Nobre é membro do Grupo de Trabalho 2 do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), cujo relatório sobre os impactos da mudança climática e suas vulnerabilidades será apresentado em abril.
Durante duas horas, Nobre responderá a perguntas de quatro entrevistadores e da platéia. Os interessados em participar da sabatina podem se inscrever de segunda a sexta, das 14h às 19h, pelo telefone 0/xx/11/3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@folhasp. com.br. É preciso informar nome completo, telefone e RG.
O evento acontece das 11h às 13h no Teatro Folha (Shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, São Paulo).

Aquecimento global
O IPCC, ligado às Nações Unidas, é o maior painel de climatologistas do mundo. Foi criado em 1988 para avaliar as informações científicas disponíveis a respeito de mudanças climáticas. Até este ano, havia publicado três relatórios. Nenhum deles foi tão enfático quanto o quarto estudo, divulgado no último dia 2, em Paris.
O estudo do Grupo de Trabalho 1 do IPCC -que reuniu cerca de 600 especialistas de 40 países, responsáveis pela primeira parte do quarto relatório de avaliação da saúde da atmosfera- deixou claro que a culpa pelo aquecimento global é mesmo da humanidade e que as conseqüências serão sentidas de qualquer forma, não importa o que seja feito a partir de agora.
O resultado da elevação da temperatura do planeta vai do aumento na freqüência de tempestades e secas à maior intensidade de furacões e tufões, passando, é claro, pela elevação do nível do mar.
As conseqüências podem ser devastadoras para populações que vivem em faixas litorâneas, mas os efeitos do aquecimento global serão sentidos por toda a humanidade.
É justamente esse estudo sobre os impactos prováveis da mudança climática que será divulgado pelo Grupo de Trabalho 2 do IPCC, do qual faz parte Carlos Nobre.


Texto Anterior: Ruy Castro estréia como colunista da Folha amanhã
Próximo Texto: Janio de Freitas: Que pena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.