UOL

São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOME ZERO

Presidente deve ir a reunião

Lula quer atuação do conselho nos Estados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que os membros do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) sejam responsáveis pela articulação do Mutirão (ação da sociedade no Fome Zero) nos seus Estados. Na prática, espera "mais ação" dos integrantes do conselho.
Hoje o presidente deverá participar de uma parte da reunião do Consea, no Palácio do Planalto, justamente para pedir "mais empenho" dos conselheiros.
A pauta oficial é a apresentação de um plano de segurança alimentar para a próxima safra. Mas o presidente do Consea, o sindicalista Luiz Marinho, confirmou que um dos principais objetivos do encontro é definir quantos dos 62 membros do conselho ficarão encarregados de ajudar a coordenação nacional a tocar o Mutirão.
Os coordenadores nacionais do Mutirão são Frei Betto, responsável pela participação de organizações não-governamentais, e Oded Grajew, que articula a adesão de empresas. A idéia de aumentar a participação dos conselheiros nessa ação foi lançada na semana passada pelo próprio Lula.
"Está na hora de os conselheiros assumirem uma postura mais executiva", disse Márcio Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e membro do Consea.
Sem citar nomes, Freitas afirmou que alguns conselheiros "estão mais numa posição de fazer prevalecer a sua visão de combate à fome" em vez de colaborar com o programa do governo. (GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Orçamento: Executivo sugere corte de R$ 277 milhões a Legislativo e Judiciário
Próximo Texto: Caso Silveirinha: Benedita e Garotinho serão chamados para depor na CPI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.