São Paulo, Quinta-feira, 25 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

PAINEL

Ocupando o território...

ACM articula o impeachment de Pitta e quer enfraquecer Maluf, mas não matá-lo politicamente. Acabado, o malufismo não poderia ser linha auxiliar do cacique pefelista em 2002, caso seja candidato a presidente. Ele avalia que não pode abrir espaço no Estado para a centro-esquerda (Covas) e a esquerda (PT).

...da direita paulista

ACM detesta Celso Pitta, a quem julga um incompetente, e trabalha para guindar à Prefeitura de São Paulo o vice-prefeito, Régis de Oliveira, que voltaria ao PFL. Paulo Maluf, que deixou Pitta à própria sorte, está cuidando da sua sobrevivência política.

Especialidade

Quando era vereador, o hoje deputado estadual Hanna Garib, acusado de ser um dos comandantes da máfia da propina, tinha um apelido na Câmara Municipal: Garib Bull. Diziam: ""Aquele que morde e não larga". E Garib respondia: ""Au, au, au".

Operação salva Maluf

O PPB checará os nomes de todos os personagens da máfia da propina que tiveram prisão pedida. Quem for filiado ao partido será sumariamente expulso. Sacrificará os bagrinhos para dar mais tempo aos tubarões.

Bolo disputado

FHC terá problema com a MP que antecipa R$ 800 milhões da compensação da Lei Kandir aos Estados. São Paulo mudou sua opção de cálculo do valor devido e deve abocanhar cerca de R$ 300 milhões. A Bahia já protestou.

Montando o time

João Nogueira Batista, diretor-executivo do Dresdner Bank, foi convidado pelo novo presidente da Petrobrás, Henri Philippe Reichstul, para ser o diretor-financeiro da estatal. Irmão do economista Paulo Nogueira Batista Jr., ele ainda não respondeu.

Baixa jurídica

Saulo Ramos não é mais advogado de Maluf e de Pitta. Renunciou ao mandato para defendê-los em ações que já tramitavam. Diz que não foi rompimento. Só diminuiu o ritmo de trabalho.

Distorção estatística ou...

Segundo o Manual de Entrevista de 98 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, é considerada ocupada pessoa que exerça atividade produtiva por pelos uma hora durante uma semana. Deve ser por isso que FHC acha exagerado o índice de desemprego do Dieese -18,7% na Grande SP.

...alienação da realidade?

Na páginas 152 e 154, o manual dá um exemplo de pesquisado que não é considerado desempregado. Não é desocupado quem pescar por pelo menos uma hora na semana, para alimentar a família, por exemplo. Incrível: basta qualquer bico maior que oito minutos por dia.

Cruzada pessoal

ACM calcula que conseguirá um mínimo de 45 assinaturas logo após discursar no Senado, hoje às 11h, propondo a criação da CPI do Judiciário. O baiano desistiu de atrair a Câmara para uma CPI congressual. Motivo: não encontrou apoio nenhum.

Antecedente perigoso

Os termômetros dos partidos registram um aumento da resistência dos deputados a mudanças na imunidade parlamentar. No ano passado, Michel Temer (PMDB-SP) enfrentou as mesmas dificuldades e recuou.

Turista nada acidental

O ex-ministro da Economia argentina Domingo Cavallo tem vindo com frequência ao Brasil. Conversa com a equipe econômica, mas sempre dá uma passadinha discreta pelo Alvorada, para ver FHC, antes de embarcar de volta para Buenos Aires.

Passaporte legal

Além do porta-voz Sergio Amaral (Londres), dois outros assessores de FHC ganharam uma embaixada: Gelson Fonseca, que vai para Nova York, e Luciano Martins, que será o embaixador em Cuba. Os três foram sabatinados ontem pelo Senado.

Visita à Folha

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado da assessora de imprensa, Eliana Barreto de Lucena.

TIROTEIO

De Delfim Netto (PPB-SP), sobre o fato de o governo, que por quatro anos trabalhou com um câmbio sobrevalorizado, agora depender das exportações para sair da crise:
- No meu tempo, exportar era a solução. Hoje, como o governo é religioso, a exportação é a salvação.

CONTRAPONTO

As paredes têm ouvidos
Eleito para a 1ª vice-presidência da Câmara em 1997, o deputado Heráclito Fortes (PFL-PI) não tardou a perceber que, do banheiro de seu novo e espaçoso gabinete, era possível ouvir tudo o que se dizia no gabinete ao lado, ocupado pelo líder do PDT.
Heráclito é conhecido na Câmara por pregar peças em seus colegas. Certa vez, por exemplo, distribuiu chocolates laxantes entre deputados amigos.
De posse das informações que ouvia pelo banheiro, Heráclito passou a infernizar a vida dos líderes do PDT, principalmente a do deputado Miro Teixeira (RJ), que costuma falar alto.
Uma noite, durante um jantar do qual participava o deputado Luís Eduardo Magalhães, Heráclito comentou em voz alta, para que todos ouvissem:
- Hoje você passou o dia inteiro falando mal do ACM!
Miro ficou sem fala.
ACM costuma pedir satisfações de quem fala mal dele. E quase nunca é suave.


Próximo Texto: Novo estatuto da Petrobrás não prevê ajuda a fundo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.