São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Lista de pedidos
Além de tentar enquadrar José Serra, que não aceita os nomes sugeridos pelo partido para a sua vice, a cúpula do PMDB fez anteontem uma exigência a FHC: quer a presidência do Senado em um eventual governo do presidenciável tucano.

Freud explica
A pressa do PMDB em definir o candidato a vice na chapa de Serra e comando do Senado tem uma explicação: o partido teme tomar uma rasteira do PFL e perder o lugar preferencial na aliança governista.

Na disputa
De Henrique Alves (PMDB), sobre os boatos de que teria desistido de ser o vice da chapa de Serra: "Sou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte. Vice é uma missão que se cumpre em nome do PMDB, no caso de o partido decidir assim".

Antimarketing
A eventual chapa Serra e Rita (Camata), dizem os adversários da deputada no PMDB, sofreria na campanha um problema de cacofonia ("Serra irrita").

Carta na manga
Os pefelistas que defendem uma recomposição do partido com o PSDB já têm até candidato a vice para a chapa de Serra: o senador José Jorge (PE). Hoje, no entanto, a maioria do PFL defende que a sigla não participe da eleição presidencial para liberar as coligações nos Estados

Oito anos depois
A liderança do PT na Câmara dos Deputados vai lançar no meio do ano um livrinho sobre ações do governo federal que teriam ficado só no papel. Um dos títulos sob análise é "FHC: Sonegador de Promessas".

Reforço global
O ator Osmar Prado será o âncora do programa de TV do PT, a ser exibido no dia 9 de maio. O global acertou a participação diretamente com Lula e não irá cobrar nada do partido.

Plano S
Bornhausen relatou ontem a pefelistas ter recebido recado de Luiz Sandoval, presidente do grupo Silvio Santos: o apresentador aceitará refletir sobre a hipótese de disputar a eleição se for procurado por Bornhausen, ACM e Marco Maciel. Mas o senador não deve ir ao SBT.

São Tomé
O senador Roberto Freire (PPS) disse a petebistas não levar a sério as ameaças de Leonel Brizola (PDT) de não apoiar Ciro Gomes caso Antônio Britto (PPS) seja candidato da Frente Trabalhista (PPS, PDT e PTB) ao governo do Rio Grande do Sul.

Rodada paulista
Paulo Maluf (PPB) lidera a disputa pelo governo de São Paulo, com 29% das intenções de voto, seguido pelo tucano Geraldo Alckmin, com 22%, e pelo petista José Genoino, com 8%. A pesquisa, a ser divulgada hoje pelo instituto Vox Populi, foi feita sob encomenda do PT.

Na própria carne
A corregedora do Tribunal de Justiça do CE, Agueda Passos, vai pedir amanhã, no STJ, abertura de processo criminal contra o ex-presidente do TJ cearense José Maria Melo, sob acusações de tráfico de influência e desvio de verbas. A análise da denúncia caberá a Geraldo Brindeiro.

Cortar argumento
A bancada do PT na Câmara de SP não aceitou colocar em votação as contas do ex-prefeito Paulo Maluf por um motivo simples: não teria votos suficientes para rejeitá-las.

Visita à Folha
Hugo Cavalcanti Melo Filho, juiz e presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado da juíza Lizete Belido Barreto Rocha, da Diretoria Legislativa da entidade, da juíza Olívia Pedro Rodriguez, presidente da Amatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região São Paulo), e de Sérgio Alli, assessor de imprensa da Amatra da 2ª Região.

TIROTEIO

Do senador Edison Lobão (PFL-MA), sobre o desempenho de Lula nas pesquisas:
- Lula não agrada mais do que antes. Os outros [pré-candidatos à Presidência" é que não estão agradando ao eleitor.

CONTRAPONTO

Mão que lava a outra

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi levado anteontem à região de Furnas, em Minas Gerais, pela equipe do marqueteiro Duda Mendonça para gravar algumas imagens a serem usadas no programa de TV do partido, que será veiculado no próximo dia 9.
Na hora da gravação, Lula brincou com a equipe, apontando para o deputado Tilden Santiago (PT-MG), de quem é um velho amigo :
- Vamos gravar umas imagens minhas ao lado do Tilden.
A equipe de gravação perguntou o motivo. Lula ironizou:
- Ele é mais feio, mais baixo e mais gordo do que eu. Assim, vou parecer bonito...
O deputado, que é pré-candidato ao Senado, respondeu na hora para o líder petista:
- Mas é claro que eu topo. Como candidato à Presidência, você tem muito mais votos do que eu!



Próximo Texto: Eleição Engessada: FHC pressiona e Serra cede definição do vice ao PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.