São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO ENGESSADA

Ex-governador do Amapá defende apoio do PSB a Lula se o candidato do partido cair nas pesquisas

Capiberibe ameaça abandonar Garotinho

MAURO ALBANO
DA AGÊNCIA FOLHA

O ex-governador do Amapá João Capiberibe, do PSB, disse que seu partido pode abandonar a candidatura presidencial de Anthony Garotinho se ele cair "mais dois ou três pontos" nas pesquisas de intenção de voto.
Nesse caso, o PSB apoiaria Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo no primeiro turno das eleições para a Presidência da República, ainda segundo declarou Capiberibe.
A declaração do ex-governador do Amapá foi feita ao comentar a pesquisa divulgada anteontem pelo Ibope, que mostra Garotinho oscilando de 17% para 16% nas intenções de voto em relação ao levantamento anterior.

"Força nas pesquisas"
"A força da candidatura dele [Garotinho" está nas pesquisas. Se ele cair para 14%, o PSB vai rediscutir sua posição e defender uma ampla aliança de esquerda", disse Capiberibe anteontem à noite.
"O partido está sendo prejudicado pelo isolamento do Garotinho", completou Capiberibe, que deixou o cargo de governador no início deste mês para se lançar candidato ao Senado.
O ex-governador afirmou que uma coligação com o PT manteria "fortes" os candidatos pessebistas nas eleições estaduais.
Mas, caso o PSB mantenha candidatura presidencial própria como ocorre atualmente, essa possibilidade de coligação nos Estados fica inviabilizada legalmente.
A Justiça Eleitoral estabeleceu neste ano a "verticalização" das coligações, que proíbe partidos adversários na disputa à Presidência se coligarem nos Estados.

Exemplo de Jospin
"Defendo o apoio ao Lula porque não podemos ficar isolados. Principalmente depois do exemplo da França", disse, referindo-se ao terceiro lugar obtido pelo primeiro-ministro Lionel Jospin (socialista) no primeiro turno das eleições presidenciais francesas no último domingo. Jospin ficou fora do segundo turno.
A pesquisa do Ibope divulgada anteontem teve entrevistas feitas entre os dias 18 e 21, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ela indica Lula em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto -mesmo percentual de pesquisa realizada pelo Ibope uma semana antes. José Serra (PSDB), com 18%, e Garotinho, com 16%, estão em empate técnico no segundo lugar. Ciro Gomes (PPS) vem em quarto com 11%.


Texto Anterior: TSE libera o debate em rádio e TV entre os pré-candidatos
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Superprodução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.