São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-presidente do banco nega irregularidades

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Valdery Frota de Albuquerque, ex-presidente da Nossa Caixa, confirma que Waldin Rosa de Lima, ex-presidente do Banco do Estado de Goiás, trabalhou como chefe-de-gabinete da presidência, sem ser contratado, durante a sua gestão. Diz que Lima não recebia pelo banco e que não foi "efetivado porque o Conselho de Administração definiu que apenas funcionários de carreira poderiam assumir tal função".
A Folharevelou anteontem que a diretoria da Nossa Caixa nomeada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência pelo PSDB, abrigou executivos e assessores acusados de irregularidades na administração de outros bancos oficiais durante o governo FHC. Em carta enviada ao jornal ontem, Albuquerque afirma que Lima é "servidor público federal de carreira" e que "nunca esteve impedido de operar no sistema financeiro pelo Banco Central". O BC inabilitou Lima para dirigir instituição financeira por um ano. Ele foi chefe-de-gabinete de Albuquerque em 2003 e só conseguiu se livrar da penalidade em 2004.
Antes da definição do Conselho de Administração, segundo Albuquerque, Lima "chegou a ser formal e transparentemente apresentado, interna e externamente, como chefe-de-gabinete -cargo não-estatutário- com acesso tão somente a informações afetas à sua função, e sem nenhuma remuneração do banco".
Albuquerque diz que Elmar Gueiros, "consultor externo, também teve sua contratação solicitada, dentro do rigor legal, para cuidar essencialmente do desenvolvimento de programas habitacionais". E Luiz Francisco Monteiro de Barros Neto "foi convidado pelo excepcional trabalho que executou na CEF e em outros órgãos públicos do governo".
Albuquerque não cita os relatórios das CPIs dos Bingos e Narcotráfico que sugerem o indiciamento de Rosa de Lima e Barros Neto por supostas irregularidades.


Texto Anterior: Contratos da Nossa Caixa terão auditoria externa
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Empresa de assaltante aparece entre doadoras a Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.