São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/ DATAFOLHA

Vantagem de Alckmin cai 11 pontos na capital de SP

Tucano caiu na região metropolitana, mas permaneceu estável no interior

44% dos eleitores do país dizem que ofensiva do PCC influirá na decisão do voto, e 16% acham que o presidente Lula será o mais favorecido

DA REDAÇÃO

A vantagem do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu três pontos no Estado de São Paulo após os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital). É possível que o petista também tenha sido beneficiado pelo programa do PT no rádio e na TV veiculado no último dia 22.
A queda do tucano foi muito mais intensa na região metropolitana, epicentro dos atentados promovidos pela facção criminosa: a diferença diminuiu 11 pontos percentuais na capital (Alckmin caiu de 47% para 41%, e Lula subiu de 30% para 35%) e 10 pontos na região metropolitana como um todo.
No interior do Estado, porém, onde o PCC se limitou a promover rebeliões em presídios, o tucano oscilou apenas um ponto para baixo (de 45% para 44%), enquanto Lula caiu três (de 34% para 31%). No total do Estado, Lula ficou estável, e Alckmin caiu três pontos.
Mas tanto Lula (30%) como Alckmin (29%) são muito responsabilizados pela onda de atentados: Alckmin lidera na região metropolitana (33% contra 31%), e Lula no interior (29% contra 26%).

Impacto nacional
Em todo o país, 44% dos eleitores afirmam que a ofensiva do PCC terá grande importância na definição do voto. A taxa é mais alta no Sudeste (48%).
Na opinião de 16% dos eleitores, Lula será o candidato mais beneficiado pela crise, seguido de Alckmin (9%). O presidente tem vantagem sobre o pré-candidato tucano em todas as regiões. Em São Paulo, o percentual de eleitores que acredita que Lula será beneficiado pela crise na segurança alcança 21%, contra 13% que afirmam que o tucano será o mais favorecido.

LEIA MAIS sobre a pesquisa no caderno Cotidiano


Texto Anterior: Índice de rejeição a Lula é o dobro do de Alckmin
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: "Vai haver segundo turno, tenho certeza", diz tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.