São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A véspera

"Expectativa", avisou Fátima Bernardes, já de noite. E reclamou o repórter José Roberto Burnier, cara de mau, "apesar do ultimato, o choque não apareceu aqui no campus". A expectativa cresceu porque a "Justiça mantém desocupação e proíbe protestos", manchete da Folha Online. Na manchete do G1, "Reitoria da USP deve ser desocupada logo, diz a Justiça", mais "Tropa de choque pode chegar a qualquer momento".
No Blog da Ocupação, os alunos postaram poema de Brecht, "é a véspera da batalha/ o dia antes da queda/ de nossos inimigos". No fim, "nossos inimigos dizem: mesmo que ainda exista a verdade, ela não pode ser divulgada/ mas nós a divulgamos, nós a divulgamos".

novae.inf.br
INSTRUÇÕES
O site NovaE postou "panfleto distribuído na USP com instruções" para o caso de invasão da PM. Coisas como, "se for atingido por spray de pimenta, não esfregue".


ALUNOS "SEM-TERRA"
Na Globo, "em Maceió, a reitoria da federal aceitou se reunir com os estudantes que invadiram o prédio" junto com "agricultores sem-terra".
O grupo "é contra decreto que limita passe estudantil e quer escola agrotécnica". O G1 viu "faixas de apoio à USP".

TROPAS FEDERAIS
O dia todo, na manchete do site de "O Estado de S. Paulo", "Tropas cercam hidrelétrica". Os integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e da Via Campesina querem "o pagamento de indenização às famílias desalojadas para a construção, há 23 anos".

"LULA'S BIG CHANCE"
Sob o título "A grande chance de Lula", o "Financial Times" deu editorial ontem, traduzido no UOL, saudando a "expansão firme embora não-espetacular" da economia -e logo passando à cobrança das reformas previdenciária, tributária e trabalhista. No fim: "O Brasil tem rara janela de oportunidade. As elites políticas do país precisam abandonar interesses garantidos legalmente e encorajar Mr. Lula da Silva a forjar uma estratégia mais ambiciosa".

O ORÁCULO
Lula e o "FT" festejam, mas é só o ex-presidente do banco central dos EUA abrir a boca para a Bovespa cair. Na Folha Online, "perdas a reboque do pessimismo de Greenspan". O FT.com sublinhou que a previsão de que a China terá "ajuste" derrubou o mundo, de Wall Street à Bovespa.

G8 E OS REMÉDIOS
Mais do "FT". O jornal adiantou um relatório a ser divulgado pelo G8, em dias, sinalizando mais ajuda contra a Aids. E, "embora a indústria farmacêutica venha atacando as "licenças compulsórias" de patentes de Tailândia e Brasil, o G8 endossa implicitamente as ações", no documento.

GRUPO SELETIVO
No Valor Online e Agência Brasil, "Biocombustíveis vão pôr o Brasil no "grupo seletivo dos países ricos", diz Lula". Ele contou que teria brincado com o britânico Tony Blair, pelo telefone: "Eu só estou esperando o dia em que vocês vão fechar o G8 e criar o G7, para o Brasil não participar".

"BIG OIL" E O ÁLCOOL
Mas a reação ao etanol avança. E desta vez, no "New York Times", são as empresas de petróleo, Shell à frente, que saem dizendo que o programa de biocombustíveis estaria desestimulando inversões em refinarias de petróleo, podendo elevar o preço. É a primeira reação do chamado "Big Oil".

CONTRA O VAZAMENTO
Na mesma Globo do "Fantástico" de domingo passado, o "Jornal Nacional" partiu ontem para o ataque "contra o vazamento de informações pela Polícia Federal", sua manchete, para a reportagem em que a estrela foi Gilmar Mendes, ministro do Supremo. É que, avisou a manchete do "Jornal da Band", incontáveis "políticos se queixam de excessos da PF". E nada como um dia depois do outro.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Rio de Janeiro: D. Eusébio passal mal em casa e é internado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.