Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2007 - 17h32

Bovespa fecha com perdas de 2,47%, a reboque de pessimismo de Greenspan

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou com forte queda de 2,47%, aos 50.530 pontos, nesta quinta-feira. O mercado emendou seu terceiro dia consecutivo de realização de lucros, a reboque das declarações explicitamente pessimistas do ex-titular do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) Alan Greenspan. O volume financeiro do pregão continua robusto, acima da média diária do mês: R$ 4,4 bilhões.

O dólar comercial fechou negociado a R$ 1,971 para venda, em forte alta de 0,97%. A taxa de risco-país subiu 5% no dia e bateu os 145 pontos.

Profissionais de mercado consideram normal a forte baixa da Bolsa, que no ano acumula valorização superior a 15%. "Maio é, historicamente, um mês de realização de lucros", avalia Daniel Negrisolo, operador da Tática Asset Management.

Segundo Negrisolo, Greenspan influenciou o mercado ao apontar o risco de sobrevalorização do mercado chinês. É justamente da China que podem vir os motivos para uma realização mais brusca das Bolsas mundiais. "Se o governo chinês tomar medidas mais drásticas para conter o crescimento, ou um índice de inflação dos EUA mostrar um número muito ruim, as Bolsas podem sofrer mais baixas", avalia.

Também influenciaram os negócios de hoje os dados sobre o mercado imobiliário e o setor industrial. As vendas de casas novas subiram 16,2% --superando por larga margem as previsões de analistas-- enquanto o nível de encomendas de bens duráveis teve acréscimo de 0,6%, em linha com as projeções.

O que seriam duas boas notícias, em um mercado que busca "motivos" para cair foram interpretadas pelo lado negativo: os números mostraram uma economia mais aquecida do que o esperado o que, portanto, deve atrasar a esperada redução de juros básicos dos EUA, esperada para o final deste ano.

O profissional da Tática Asset vê um impasse no mercado acionário: "se você considerar o potencial de lucros das empresas, o Dow Jones [índice da Bolsa de Nova York] ainda pode valorizar ainda mais. O problema é que as Bolsas subiram muito rápido e um hora têm que cair".

Especial
  • Enquete: O governo deve tomar medidas drásticas para conter desvalorização?
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página