UOL

São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

CRISE MUNICIPAL

Prefeituras cortam funcionários para reduzir os gastos

DA AGÊNCIA FOLHA

A queda acumulada nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) está forçando diversas prefeituras do interior do país a demitir funcionários como forma de reduzir gastos.
No Paraná, 26 prefeituras já suspenderam temporariamente os pagamentos a fornecedores. Um grupo de prefeitos se reúne hoje em Barracão (região sudoeste do Estado) para discutir a crise financeira nos municípios. A moratória será uma das propostas debatidas no encontro.
Em Minas Gerais, o prefeito de Francisco Sá (a 467 km de Belo Horizonte), Antônio Dias (PTB), demitiu anteontem seis dos oito secretários municipais e 54 funcionários. A cidade integra a lista de 489 municípios do Estado que, segundo a Associação Mineira dos Municípios, vivem quase exclusivamente do FPM. O fundo responde por 90% da receita.
Sem dinheiro para pagar os servidores, o prefeito de Nina Rodrigues (MA), Jones Braga (PMDB), já demitiu 20% dos funcionários. O prefeito Raimundo João (PFL), de Rosário (MA), irá dispensar metade dos funcionários na próxima semana.
De acordo com a Federação dos Municípios do Maranhão, das 217 cidades do Estado, 202 dependem quase que exclusivamente do repasse federal.


Texto Anterior: Parlamentares batem boca sobre papel de Genoino
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.