São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERSÃO FEMININA

Renilda pediu habeas corpus preventivo ao STF

Mulher de Valério vai depor amanhã

Tião Mourão/"Hoje em Dia"
O publicitário Marcos Valério ao lado da mulher, Renilda


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Está marcado para amanhã o único depoimento da CPI dos Correios previsto para esta semana, de Renilda Santiago de Souza, mulher do publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de ser o operador do suposto "mensalão".
A sessão poderá, porém, ser mais um caso em que o depoente fica desobrigado de responder a perguntas que possam incriminá-lo. O Supremo Tribunal Federal deve decidir ainda hoje se concede o habeas corpus preventivo a Renilda, solicitado na sexta-feira.
O pedido é semelhante ao apresentado pelo publicitário e pelos ex-dirigentes do PT Delúbio Soares e Silvio Pereira, e concedido a eles pelo STF.
Renilda fez três pedidos ao STF -que seja ouvida como investigada, que não seja obrigada a assinar o termo de compromisso firmado por testemunhas e que não tenha de responder a perguntas que impliquem a sua auto-incriminação. Esse é um dos direitos fundamentais do cidadão, previstos na Constituição.
Um dos motivos para a convocação de Renilda é que as duas principais agências de publicidade de Valério -SMPB e DNA- estão em seu nome. Ela também teve sigilos quebrados pela CPI.
Na semana passada, o advogado de Valério, Marcelo Leonardo, chegou a propor à CPI a troca de informações de seu cliente sobre operações financeiras realizadas com o PT pela desistência da convocação de Renilda. O acordo foi negado.


Texto Anterior: CPI dos Correios ameaça realizar buscas e apreensões em bancos
Próximo Texto: Oposição quer convocar Gushiken para depor sobre fundos na CPI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.