São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / CANDIDATOS NA FOLHA

Em sabatina na Folha, senador diz que espera que presidente revele o quanto sabia sobre escândalo e que, apesar de críticas, vai se empenhar por reeleição

Para Suplicy, Lula deve explicações sobre o mensalão

O senador Eduardo Suplicy, 65, candidato do PT à reeleição, cobra explicações mais transparentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre qual o grau de conhecimento que ele de fato teve sobre o escândalo do mensalão. Na abertura do ciclo de sabatinas à Folha, ontem, o petista disse que se empenhará pela reeleição de Lula, ainda que permaneça um crítico contumaz. Ele acredita que Lula criou as condições para crescimento com distribuição de renda no país.

Raimundo Pacco/Folha Imagem
O senador Eduardo Suplicy responde a perguntas na primeira de uma série de sabatinas da Folha


DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo se sentindo "um peixe dentro das águas do PT", Eduardo Suplicy admitiu que em 2005 cogitou deixar a legenda. A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena, ganha elogios do colega. Mas só levaria o voto de Suplicy num cenário ainda improvável: o segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB). Após ser questionado por duas horas sobre os desvios éticos do PT, o senador encerrou a sabatina atendendo a um pedido: cantou "Blowin" in the Wind", de Bob Dylan. Leia abaixo os principais trechos da sabatina:
 

LULA E MENSALÃO
"Qual o grau de extensão que ele [Lula] sabia é justamente isso que eu gostaria e ele pudesse nos transmitir e da forma mais aberta e transparente. Nada como dizer a verdade como ela é. Eu não conheço a extensão do conhecimento do presidente de todos os fatos. Tenho a convicção que ele certamente também ficou surpreendido [com a extensão dos fatos], não imaginava que fosse uma coisa dessa natureza. Mas em que medida ele sabia, nada melhor que vir ao Congresso e ter um diálogo aberto. O governador de Goiás [Marconi Perillo] mencionou que um dia revelou ao presidente um episódio que poderia ser próximo do que veio a se chamar mensalão. Em que medida tomou conhecimento de fato, que diálogos teve com seus ministros sobre esse episódio... acho que seria bom para o presidente dizer as coisas como elas são."

GAMECORP-TELEMAR
"Seria bom o presidente Lula um dia ter a disposição de explicar tudo o que aconteceu [ao Congresso]. O esclarecimento olho no olho seria benéfico."

GOVERNO LULA
"Eu tenho a convicção de que muitas coisas foram feitas e Lula tem extraordinários méritos, como arrumar a economia para podermos esperar um crescimento sustentável da economia combinando com melhoria da distribuição da renda e erradicação da pobreza absoluta."

HELOÍSA HELENA
"Tenho pela senadora Heloísa Helena muito carinho, respeito e amizade. Fui dos que argumentaram para ela não ser expulsa. Tive ali [em 2003] divergências difíceis, inclusive com o ministro José Dirceu. Eu preferiria tê-la ainda dentro do PT, fazendo as críticas."

SEGUNDO TURNO
"Não descarto a possibilidade de que possa até acontecer o segundo turno entre o Lula e a Heloísa Helena. Voto no Lula. Se ocorrer segundo turno -e vou me empenhar pela vitória no primeiro turno-, o mais provável é entre Lula e Alckmin. Com toda certeza votarei em Lula. Se ocorrer segundo turno entre Lula e Heloísa, votarei no presidente Lula. Se for um segundo turno entre Alckmin e Heloísa, ai eu revelo que meu voto será em Heloísa."

FICAR OU SAIR DO PT
"Pensei se seria o caso de sair do PT. Fui convidado a ir para o PSOL. Minha vontade é permanecer no PT e contribuir para que o partido corrija os graves problemas que aconteceram. Se estou dentro de uma família, e porventura alguém comete um erro, não vou sair. Me sinto um peixe dentro das águas do PT, confortável."

JOSÉ DIRCEU
"Ele tem e terá o direito de esclarecer sobre a sua responsabilidade em cada um dos episódios. Como está inserido na denúncia do Procurador Geral da República, caberá ao ex-deputado apresentar a sua defesa [no STF]. Acho que ainda não foi conclusiva a explicação relativa a cada um dos episódios. O esclarecimento cabal, no meu entender, ainda não houve."

PRESIDÊNCIA EM 2010
"Eu não sei o que vai ocorrer em 2010. Se eu estiver bem de saúde, se estiver tendo bom desempenho no Senado, dependendo das circunstâncias, eu posso até considerar essa possibilidade. Mas é muito cedo."

BOLSA-FAMÍLIA
"O Bolsa-Família pode ser visto como um passo na direção da renda básica de cidadania. Trata-se de um programa administrado pelo Executivo, mas em convênio e cooperação com os 5.561 prefeitos municipais, de todos os partidos.
A grande qualidade da renda básica de cidadania é nós estarmos vendo o direito de todos partilharmos da riqueza da nação, como direito universal. [O projeto] foi aprovado por todo o Congresso Nacional."

SEGURANÇA PÚBLICA
"Acho importantíssimo haver oportunidades para os presos trabalharem e se preparem para o dia em que receberem a liberdade. E que venhamos a desenvolver mais a oportunidade da aplicação de penas alternativas. Votei favorável ao endurecimento do Regime Disciplinar, mas sinceramente tenho as minhas dúvidas que isso vá adiantar tanto mais."

SANGUESSUGAS
"Se houver investigações e for provado que feriram o decoro parlamentar, acho que o TSE deve decidir, sim, que não exerçam um segundo mandato."

REFORMA POLÍTICA
"Se eu pudesse fazer uma recomendação ao presidente, seria que ele diga com clareza a cada parlamentar: "Cada deputado e senador deve votar de acordo com interesses maiores, o interesse público e não pela liberação de verbas, para emendas ou indicação a cargos"". Ele poderia usar seu respaldo junto ao povo para persuadir os parlamentares. Falta ainda esse tipo de procedimento. Lula conseguirá mais apoio da opinião pública se tiver essa atitude, mesmo que perca algumas votações. É possível que em alguns momentos tenha havido uma tal pressão da parte de parlamentares para obter tais tipos de vantagens, que isso de alguma maneira foi admitido no âmbito do governo."
NA INTERNET - Leia mais sobre a sabatina de Eduardo Suplicy
www.folha.com.br/062052


Texto Anterior: Operação Cerol: PF investiga no Rio outros dois funcionários
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.