São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleições 2008 / São Paulo

Kassab explora nome de Marta em "lista suja"

Campanha do democrata distribui panfletos com o título "Sujou!", em referência à inclusão da petista na relação divulgada pela AMB

Para assessores do prefeito, nome de adversária na lista é "informação relevante'; PT reage e afirma que Kassab é "bate-pau" dos tucanos

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL
RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

A campanha de reeleição do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), começou a distribuir ontem pelas ruas da cidade um panfleto intitulado "Sujou!", no qual explora a inclusão do nome da adversária Marta Suplicy (PT) na lista de candidatos que respondem a processos, divulgada nesta semana pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).
O material inclui a reprodução de uma série de manchetes de jornais com a notícia da divulgação da lista de candidatos com "ficha suja", na qual também aparece o candidato Paulo Maluf (PP). No verso, há o slogan "Marta nunca mais", seguido de títulos de reportagens críticas à gestão da ex-prefeita.
A tiragem do impresso é de 120 mil unidades. A coligação do prefeito, comandada pelo DEM, assina o material de maneira discreta, com letras minúsculas no pé do panfleto.
Procurados pela Folha, assessores da campanha de Kassab disseram, inicialmente, desconhecer a iniciativa. Depois, confirmaram a autoria do panfleto. Eles justificaram sua produção alegando se tratar "de uma informação relevante para o eleitor". Ressaltaram que não há ilegalidade na divulgação de materiais do gênero.
Na seara petista, o ataque do adversário foi visto com indignação. "Na ânsia de polarizar com Marta, Kassab está virando bate-pau dos tucanos", afirmou o deputado estadual Simão Pedro (PT), integrante da coordenação de campanha.
A ex-prefeita voltou a comentar ontem a inclusão de seu nome na lista da AMB. "A intenção pode ter sido boa, mas o desastre foi total, já que juristas importantes se manifestaram contrariamente ao jeito que essa lista foi colocada. Acaba prejudicando candidaturas idôneas, colocadas no mesmo nível de candidaturas com várias condenações", disse Marta. "É um prejuízo moral grande."
A ex-prefeita é alvo de processo por crime em licitação. Maluf, que também aparece na lista, responde a vários processos e já tem condenação.

Integração metropolitana
A candidata petista coordenou ontem um encontro com candidatos aliados de municípios da Grande São Paulo. Ela propôs a criação de um órgão gestor de toda a região metropolitana e de um bilhete único comum, para integrar o transporte público das cidades.


Texto Anterior: Resistência: Taxa de rejeição à ex-prefeita sobe de 30% para 34%
Próximo Texto: Saiba mais: Cidade Limpa tem exceções para eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.