São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Sociólogo afirma que PT expressa nova classe social

DA REDAÇÃO

"O Ornitorrinco" foi lançado em 2003 por Francisco de Oliveira como posfácio da reedição de "Crítica da Razão Dualista", de 1972. Nele Oliveira argumenta que a elite sindical do país -cuja expressão política é o PT- converteu-se numa nova classe social ao ocupar cargos de direção no BNDES e nos fundos de pensão.
Inspirado no marxismo, Oliveira procura explicar as transformações políticas a partir das relações de classe. O que caracteriza a história recente do Brasil é o fato de que os sindicalistas tornaram-se capitalistas sem capital: deixaram de ser trabalhadores sem terem se convertido em empresários. Eles não são burgueses porque não têm a propriedade das empresas, mas controlam os recursos públicos que o capital precisa para sobreviver.
A evolução do país acabou assim numa nação anômala, que não é mais subdesenvolvida, pois conseguiu se industrializar, mas não chegou a ser desenvolvida, pois só consegue acumular capital sugando recursos públicos. Para explicar o monstrengo social resultante dessa "acumulação truncada" é que Oliveira usou a imagem do ornitorrinco, mamífero com bico de pato e que põe ovos.
Como explicou Oliveira em entrevista à Folha (22/9/ 2003), a meta dessa nova classe social não é a ampliação dos direitos trabalhistas, mas uma boa gestão financeira, pois "o que está em jogo é a aposentadoria deles". São esses administradores de fundos que definiram a política econômica conservadora do governo Lula, que não só manteve o programa de FHC, mas o radicalizou.
As políticas do PT e do PSDB são convergentes porque ambos expressam essa mesma classe, que se estrutura sobre "técnicos e intelectuais "doublés" de banqueiros, núcleo duro do PSDB, e operários transformados em operadores de fundos de previdência, núcleo duro do PT". Na entrevista de 2003, Oliveira citou Delúbio Soares como típico representante da nova classe -muito antes do escândalo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Para Fernando Haddad, inovação tecnológica amplia desigualdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.