São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

É a economia...

Nelson de Sá

E a economia, de uma hora para outra, já não vai tão bem. Nas manchetes dos portais e da Folha Online, ontem à noite, "Carga tributária sobe e bate recorde". Foi de 35,88% do PIB em 04 para 37,37% em 05.
Mas a carga não foi a pior notícia do dia, para Lula. Outra manchete, desde a manhã na Folha Online e depois na escalada do "JN", era "Desemprego atinge maior taxa em 15 meses e renda cai, diz o IBGE".
Na observação do blog de Jorge Moreno, sob o título "A dança dos números", "se os astros não ajudam Alckmin, agora também não estão ajudando Lula".

Reprodução
O repórter, na entrada da segunda reunião do GGI


SOB VARA
Só a Globo para tirar do papel o tal Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública. Tirar e manter. Ontem à tarde, lá estava um repórter, ao vivo, do lado de fora:
- Nesta segunda reunião do GGI, o governo do Estado entregou às autoridades federais números de contas [do PCC]. O Ministério da Justiça pedirá bloqueio imediato. Uma nova reunião foi marcada para semana que vem.
De quebra, a Globo deu a seguir, como quem não quer nada, que "a penitenciária federal de segurança máxima tem 171 vagas". No "JN" , o recado foi ainda mais claro.

ft.com/Reprodução
Ontem na home do "FT", "São Paulo mostra o caminho"


DE DIADEMA
O editor para a América Latina do "Financial Times" fez reportagem especial, abrindo a série Planeta Urbano. Sob o título "São Paulo mostra o caminho para civilizar uma megacidade", tratou de... Diadema. Tomou a cidade, "gerida pelo PT por mais de duas décadas", como modelo:
- A transformação de Diadema, de favela perigosa para um estável bairro de operários, é parte da ampla mudança nas cidades da América Latina... Em Diadema pelo menos, a sensação é que São Paulo está virando uma página...

LONGE DO HOLOFOTE
O "Valor"já cobre conversas de Lula para o "eventual segundo mandato". Coisas como "vai tentar distender o relacionamento com o PSDB de Aécio Neves e José Serra". Até "pretende procurar Serra".
No PMDB, "conta manter boa relação com Jarbas Vasconcelos" e dar "um papel a Jader Barbalho, longe dos holofotes". Renan Calheiros e José Sarney estariam cobrando "uma área do governo, integralmente". E Nelson Jobim para ministro da coordenação política. No palácio.

ORKUT E CRIME
Marcelo Oliveira, assessor do Ministério Público Federal, envia e-mail sobre a nota "Nem na China", ontem, sobre o conflito com o Google:
- Na China, o Google aceitou a censura do governo... Entretanto, nossa questão com o Google não é desse gênero. O Orkut abriga criminosos que estupram crianças e divulgam ódio contra negros, anti-semitismo etc. Como o procurador da República Sergio Suiama destaca, a questão "é o acesso aos dados, e não onde estão armazenados".

O PEQUENINO
Nem desemprego nem segurança nem campanha. Na primeira manchete do "JN", na voz de Fátima Bernardes, "o pequenino Plutão deixa de ser considerado planeta.
E em primeiro lugar nos "+ lidos" da Folha Online, o "Rebaixamento de Plutão não altera seu simbolismo em mapas astrais. Já para Tutty Vasques, no Nomínimo o "Rebaixamento acende a luz vermelha no Corinthians: não tem essa de não cair só porque é grande, não, meu".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Planejamento: Governo diz que vai contratar 33 mil até 2010
Próximo Texto: Estados: Vice-governador do AM tem sua aposentadoria revogada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.