São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Ministro é o 1º negro nomeado para o Supremo

DA REPORTAGEM LOCAL

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 53, é o primeiro negro na mais alta corte do país. Foi nomeado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes disso, publicou livros e artigos -em francês e em português- sobre dois temas que lhe são caros: a Corte Suprema e o sistema presidencialista no Brasil, e o racismo e o princípio da igualdade.
Fora do tribunal, o ministro diz que leva uma vida simples. "Eu levo uma vida normal. Vou a bares, restaurantes. Não é da tradição. Eu tenho essa pulsação do povo e acho isso extremamente importante", afirma.
Mineiro de Paracatu, Barbosa tem doutorado e mestrado em direito público pela Universidade de Paris e mestrado (especialização) em direito e Estado pela Universidade de Brasília. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fala francês, alemão, inglês e italiano.
Entre outras atividades, foi compositor gráfico do Senado, oficial de chancelaria no Itamaraty, consultor jurídico do Ministério da Saúde e procurador da República. Joaquim Barbosa é solteiro e tem um filho, Felipe.


Texto Anterior: Entrevista da 2ª / Joaquim Barbosa: Enganou-se quem esperava um negro submisso no STF
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: EUA vs. China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.