São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ ELEIÇÕES NO PT

Candidato da tendência Democracia Socialista tem 75 votos de vantagem em boletim parcial

Pont ultrapassa Pomar em disputa por vaga no 2º turno

DA REPORTAGEM LOCAL

Raul Pont ultrapassou pela primeira vez Valter Pomar na disputa por uma vaga no segundo turno da eleição para presidente petista. A virada de Pont, que tem agora 75 votos na frente de Pomar (0,03% dos válidos), foi divulgada ontem pela manhã.
Oficialmente, o PT diz que não é possível assegurar a presença de Pont no embate contra o primeiro colocado, Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, mas dirigentes avaliam que a tendência é que a vantagem até cresça. No boletim parcial, faltando cerca de 3.000 votos para o fim da contagem, Berzoini tinha 122.745 (42%), Pont, 42.857 (14,68%) e Pomar, 42.782 (14,65%). A maior parte de votos a ser contabilizado deve vir de Minas, o Estado com menor percentual de apuração: 79,4%.
Ontem, Pont, que é da Democracia Socialista, já fazia articulações para o segundo turno em Santa Catarina, Estado dominado pela Articulação de Esquerda, de Pomar: "Já era esperado esse resultado. Nossa vantagem final, deve ficar em 400 votos", disse. Pomar não foi localizado.
A divulgação do resultado final da eleição deve acontecer na segunda-feira ou na terça-feira, "sem prejuízo dos recursos que tramitam nas instâncias estaduais e posteriormente na instância nacional", informou Francisco Campos, coordenador do PED (Processo de Eleições Diretas).
Em São Paulo, a Executiva Estadual tem até quarta-feira para julgar os recursos que pedem a anulação, por conta de irregularidades, da votação em locais como a Capela do Socorro, na zona sul de São Paulo. Se anulada, Pomar, que teve mais de mil votos no bairro, é o mais prejudicado. Se houver recursos das decisões estaduais, a Executiva Nacional tem até dia 6 para julgar os casos -o segundo turno será no dia 9.
Plínio de Arruda Sampaio, candidato a presidente da Ação Popular Socialista, que está com 13,4% dos votos, reticente no apoio a Pomar, deve declarar voto em Pont. A tendência de Maria do Rosário, o Movimento PT, aprovou apoio no adversário de Berzoini, mas o condiciona a uma defesa do apoiado do governo Lula.

Lula e 2º turno
Apesar de ter informado que votaria no segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estar no África do Sul no final de semana da eleição petista, para participar de uma reunião de cúpula sobre governança progressista. Segundo Francisco Campos, mesmo que o presidente queira votar, a princípio, seria impossível abrir uma urna só para ele. No primeiro turno, Lula estava em São Bernardo, local onde é filiado, mas não votou. Foi criticado por lideranças. (FLÁVIA MARREIRO)


Texto Anterior: A pescadores, Lula diz não ter "medo de barulho"
Próximo Texto: Petistas deixam partido em Mato Grosso do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.