São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

"Ele me procurou"

Orestes Quércia contratou advogado para processar Geraldo Alckmin por calúnia e difamação. O motivo é a declaração do tucano, feita anteontem na sabatina da Folha, de que o peemedebista "quebrou o Estado de São Paulo" quando governador.
Sobre o fato de Alckmin ter afirmado que "nunca" buscou seu apoio, Quércia é taxativo: "Mentira. Ele me procurou". O primeiro passo, no relato de Quércia, foi um telefonema do próprio candidato. O segundo, visita de Quércia ao tucano. O terceiro, visita de José Aníbal a Quércia, na qual o líder do PSDB na Câmara dizia falar em nome de Alckmin. Quércia acabou fechando com Gilberto Kassab (DEM).



Rebote. Segundo Quércia, mesmo depois de formalizada sua aliança com Kassab, um representante da campanha de Alckmin chamado Gustavo Ribeiro, conhecido de longa data do ex-governador, procurou-o na época em que o prefeito ainda patinava nas pesquisas em busca de apoio ao tucano no segundo turno.

É mesmo? José Aníbal chamou Clóvis Carvalho de "insignificante". Aécio Neves, sem citar o nome, de personagem "menor". E, no entanto, há três dias a guerra civil tucana gira em torno das críticas do secretário municipal de Governo a Geraldo Alckmin.

In. Além do surfe na popularidade de Lula, está na moda pegar onda na carnificina dos tucanos paulistas. Aécio se destaca nesta especialidade.

Linha auxiliar. No início do horário eleitoral, o nanico Ciro Moura (PTC) ainda disfarçava com uma outra crítica à gestão de Gilberto Kassab. Agora, seu minuto de programa é inteiramente dedicado a desancar Marta e Alckmin.

Ficha. Promotora que pediu a cassação do candidato João da Costa, Andrea Nunes é pedra antiga no sapato do PT em Recife. Propôs ação contra um show da prefeitura com Sandy e Júnior ao custo de R$ 480 mil. Já a desembargadora Margarida Cantarelli, que derrubou o sigilo da ação judicial, foi candidata a senadora pelo antigo PFL nos anos 80.

Combustível. Depois da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o maior arroz de festa dos palanques petistas na campanha deste ano é José Sergio Gabrielli. Ontem à noite, o presidente da Petrobras participaria de evento eleitoral no município baiano de Alagoinhas, onde a estatal tem vários negócios.

Campo minado 1. A Monsanto comprou uma área de 26 hectares (equivalente a 26 campos de futebol) dentro de um assentamento de reforma agrária do Incra, em Campo Verde (MT), para fazer experimentos. A área é cobiçada pelos produtores por ter clima favorável ao plantio.

Campo minado 2. Em 2 de setembro, o Incra deu prazo de cinco dias, não-cumpridos até ontem, para que a empresa deixasse a área. O próximo passo é acionar o Ministério Público Federal e a PF.

Outro lado. A Monsanto diz que são "terras arrendadas em relação às quais há questionamentos sobre a titularidade" e que negocia com o Incra "para esclarecer a situação o mais brevemente possível e tomar as medidas cabíveis".

Fitness. Ao chegar ao trabalho ontem, José Temporão se deparou com funcionários de braços cruzados no saguão do Ministério da Saúde por falta de luz e, conseqüentemente, de elevadores. Colocou o grupo em fila e puxou o pelotão nos cinco lances de escada.

Precavido. O general Jorge Félix (GSI) disse a um deputado que não teme o laudo do Exército, mas está "ansioso" quanto ao laudo preparado por um centro de Campinas a pedido da CPI dos Grampos. Avisou que só vai depor sobre as maletas da Abin depois que tudo for divulgado.

com FÁBIO ZANINI e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"É lamentável que Marta afirme que vai definir o traçado do metrô. Ela sabe que isso está fora da alçada da prefeitura. O município pode, isso sim, investir dinheiro no metrô, algo que a atual gestão fez e a anterior ignorou."

Do secretário dos Transportes, ALEXANDRE DE MORAES , sobre a propaganda em que petista promete construir uma série de estações.

Contraponto

Vovô coruja

O ex-ministro da Agricultura Pratini de Moraes participou, há uma semana, de seminário sobre Brasil-China no Instituto Fernando Henrique Cardoso. Ao destacar a importância dessa relação bilateral, ele foi enfático:
-Acredito tanto nisso que coloquei minhas netas de 3 e 5 anos na aula de chinês. A mais velha até já cantou "Parabéns a Você" em chinês numa festinha!
A platéia caiu na gargalhada, mas Pratini quis deixar claro que não estava para brincadeiras:
-Vocês estão rindo? Pois saibam que daqui a 15 anos será ela, e não vocês, quem estará ganhando dinheiro com a venda de produtos brasileiros para a China!


Próximo Texto: Governo estuda doar 4% da Amazônia a posseiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.