São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2007

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Igreja lança ofensiva contra valores ateus

Segundo pesquisa, Brasil está em 82º lugar entre os cem países que têm a maior proporção de ateus em sua população

Organizações preparam abaixo-assinado contra a legalização do aborto; Campanha da Fraternidade falará da "defesa da vida"

LEANDRO BEGUOCI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil aparece em 82º lugar entre os cem países que contam com a maior proporção de ateus em sua população, segundo levantamento do WCD (World Christian Database), base de dados elaborada pelo Seminário de Teologia Gordon-Conwell, dos EUA. Pesquisa Datafolha feita em março deste ano mostra que 97% dos brasileiros dizem acreditar em Deus.
Ambos os números parecem favoráveis aos religiosos, ainda mais porque o mesmo WCD descobriu que a proporção de pessoas que seguem alguma das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.
Mas, nesse caso, os números, escondem tanto quanto revelam. As pessoas se dizem religiosas, o que não significa obediência às doutrinas pregadas.
Tanto que está em curso uma ofensiva da Igreja Católica e de outras religiões contra a influência dos "valores ateus", especialmente os que se materializam em políticas de governo como a legalização do aborto e da eutanásia, e propagados por best-sellers como "Deus, um Delírio" (Cia. das Letras), do biólogo Richard Dawkins, publicado pela Companhia das Letras, e "Deus Não É Grande -como a religião envenena tudo" (Ediouro), do jornalista Christopher Hitchens.
No final do mês passado, o papa Bento 16 lançou sua nova encíclica, "Salvos pela esperança", e afirmou que o "céu não está vazio". Disse que os projetos de emancipação do homem que apostaram na busca da felicidade sem Deus fracassaram: trocaram um sistema político pelo outro, até que o homem se esvaziou e perdeu o sentido.
No Brasil, o maior país católico do mundo, a Campanha da Fraternidade do próximo ano trará ao país uma agenda bastante comum na Europa, continente onde é normal não ter religião alguma: a defesa da vida, expressão usada no Velho Mundo pelos crentes para se contrapor aos ateus.
Durante todo o período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa, os católicos brasileiros debaterão esses assuntos em suas paróquias. Já há algumas organizações que preparam um abaixo-assinado contra a legalização do aborto a ser passado nas igrejas no período.
Na Europa, isso já é comum. Em maio, organizações católicas promoveram o "Dia da Família", que reuniu mais de um milhão de pessoas no centro de Roma contra a união civil de pessoas do mesmo sexo. Não à toa, o Uruguai, o país mais proporcionalmente ateu da América do Sul, é o único da região que abre esse direito aos homossexuais.
No Brasil, 65% das pessoas são contra a legalização do aborto, segundo o Datafolha. Mas 71% dos entrevistados são favoráveis ao divórcio, 94% aprovam a camisinha e 42% são simpáticos à união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ateísmo militante
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."
"Deus, um Delírio", a obra de Dawkins, vendeu 35 mil exemplares no Brasil desde agosto e está entre as cinco maiores sucessos da editora. "Deus Não É Grande", livro de Hitchens está esgotado e já vai para a segunda tiragem. A primeira teve 10 mil cópias.
Para d. Odilo, a explicação para esse fato é simples. "O assunto "Deus" é vital para as pessoas e continua a despertar interesse", afirma o cardeal.
"O sucesso especial de escritos contra Deus e a religião não significa que as pessoas concordem com o que lêem, pode indicar o desejo de verificar se o autor traz algo novo nessa matéria, ou até mesmo o desejo de rebater afirmações do autor. Os atuais escritos nada trazem de novo e reciclam velhos chavões, preconceitos e generalizações", conclui.


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