São Paulo, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal francês elege Lula o "homem do ano"

LUCIANA COELHO
EM BARCELONA

O "Le Monde", um dos mais prestigiados jornais do mundo, nomeou Luiz Inácio Lula da Silva a personalidade do ano e estampou a foto do brasileiro na capa de sua edição de véspera de Natal. Nunca nos 65 anos de história do diário francês tal homenagem foi prestada.
Em editorial de primeira página, o "Monde" diz que Lula é sua escolha "racional e de coração (...) ao erguer a bandeira dos homens de boa vontade".
A publicação vem 11 dias após o espanhol "El Pais" abrir sua lista de "Os cem do ano" com Lula, capa de sua revista e tema de um artigo do premiê José Luiz Rodríguez Zapatero. Nele, o socialista espanhol fala da admiração pelo colega.
O "Monde" também publica reportagem sobre Lula em sua revista, na qual o define como "a reencarnação do renascimento de um gigante" e o elogia por defender o mundo em desenvolvimento e lutar contra a pobreza.
O texto ressalta que o brasileiro preserva a democracia e, alfinetando outros líderes latino-americanos, não tenta modificar a Constituição para se reeleger.
Já no editorial de capa, o jornalista Eric Fottorino discorre mais sobre as dificuldades da escolha -o americano Barack Obama seria a personalidade de 2008, o russo Vladimir Putin e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad seriam "personalidades negativas"- do que sobre os feitos do eleito.
Mas quando o faz, destaca o "percurso singular do ex-sindicalista", ressalta seu "sucesso na condução de um país complexo como o Brasil e sua preocupação com o desenvolvimento econômico, a luta contra as desigualdades e a defesa do ambiente". "Lula bem que merece o mundo", conclui.
Os leitores que comentaram a escolha no site do "Monde", no entanto, foram em sua maioria críticos.


Texto Anterior: Improviso e saias-justas são rotina no "palácio" provisório
Próximo Texto: Marina aposta em nomes do PV nos Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.