São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadora ajudou a fundar o Cebrap em 69

DA REPORTAGEM LOCAL

Demógrafa com pós-graduação em estatística pela Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), Elza Berquó é uma das fundadoras do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), criado em 1969. Hoje, ela coordena a área de população e sociedade da instituição.
Em 1982, a demógrafa fundou o Programa de Saúde Reprodutiva e Sexualidade da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), do qual também é coordenadora do Programa de Saúde Reprodutiva e Sexualidade.
Membro do conselho técnico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Berquó preside desde 95 a Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, criada na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Pioneira nos estudos demográficos sobre população negra no país, ela tem mais de uma dezena de livros e artigos publicados nas áreas de demografia da família, da mulher e da população negra.
Na obra mais recente "Sexo e Vida - Panorama da Saúde Reprodutiva no Brasil" (2003), da editora Unicamp, ela organizou uma série de trabalhos relativos à saúde reprodutiva e sexualidade. (CC)


Texto Anterior: Entrevista da 2ª
Elza Berquó: "País não precisa de política de planejamento familiar"

Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.