São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Boletim médico divulgado no final da noite informou que governador chegou ao hospital com arritmia cardíaca
Covas é internado com infecção grave

DA REPORTAGEM LOCAL

DO ENVIADO ESPECIAL A BERTIOGA

O governador licenciado de São Paulo, Mário Covas, 70 (PSDB), foi levado às pressas, de helicóptero, da casa da família em Bertioga (litoral paulista) para o Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, onde foi internado às 19h02.
Às 22h45, em boletim divulgado pelo Incor, os médicos informaram que o governador licenciado chegou ao hospital com um quadro infeccioso grave, associado à hiperglicemia (aumento de glicose no sangue), distúrbios metabólicos e coagulação. Ainda segundo o boletim, Covas apresentava arritmia cardíaca e queda da pressão arterial quando foi internado.
Por volta das 21h, o paciente havia sido levado para a Unidade de Coronariopatia Aguda do Incor, onde deveria passar a noite. De acordo com o boletim, Covas permanecia consciente e clinicamente estável. Segundo o Incor, o próximo boletim médico deve ser divulgado hoje, por volta das 12h.
Covas chegou ao hospital às 18h52, cerca de 17 minutos depois de deixar Bertioga. O governador licenciado estava acompanhado de seu médico particular, o infectologista David Uip, da mulher, Lila, e da filha, Renata. O filho, Mário Covas Neto, o Zuzinha, retornou a São Paulo em seu carro.
Já no Incor, a primeira-dama, Lila Covas, ao lado do filho, disse, sorrindo, que a família havia tido apenas um "susto" com o governador licenciado. "Está tudo bem", afirmou Lila ao chegar.
O médico Sami Arap, urologista de Covas, disse à Folha que conversou por telefone com Uip. "O David disse que Covas está com um quadro séptico (infecção), com alguma repercussão que ele não explicitou." Arap afirmou que Uip "estava bastante intranquilo" e, por isso, resolveu internar o governador licenciado.
Segundo as informações iniciais fornecidas pela assessoria de Covas, Uip havia examinado o governador licenciado na sexta-feira à noite, constatando inchaço em uma das pernas, e receitou uma medicação. Ontem, Covas recebeu nova visita do médico, que teria então decidido a internação.
Covas chegou a Bertioga (92 km de São Paulo) na sexta-feira à tarde e pretendia passar o Carnaval com seus filhos e netos na casa da família, localizada no condomínio Riviera de São Lourenço.
O governador licenciado não saiu de sua casa nenhuma vez durante sua estada no litoral.
Ontem, às 16h10, os seguranças de Covas confirmaram que o helicóptero que havia levado o governador ao litoral já estava estacionado em um heliponto da Polícia Militar próximo ao condomínio.
Em seguida, uma perua, equipada para transportar pessoas em cadeiras de rodas, estacionou na garagem da casa do governador.
Colocado na perua, o governador foi levado pela SP-55 (rodovia Rio-Santos) até a base aérea.
No desembarque em São Paulo, Covas foi levado para o Incor em uma cadeira de rodas.


Texto Anterior: Entenda o caso
Próximo Texto: Entrevista da 2ª: Para antropóloga, religião motiva voluntário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.