São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Estatal vs. estatal

Enquanto o "leilão da Cesp fracassa", na manchete do UOL, a "Bolsa sobe com a Petrobras", em outro enunciado do portal, imediatamente abaixo.
O "Financial Times", quanto à Cesp, sublinhou que "o timing é infeliz para o Brasil, que entrou em águas turbulentas nas últimas semanas", na economia.
Sobre a Petrobras, UOL, Globo Online e Bloomberg, entre outras no exterior, creditaram a alta nas ações à "especulação" sobre uma nova reserva no mar, no Maranhão. Maior que Tupi, "bigger than Tupi".

SOBE-E-DESCE
Na home do "FT", ontem, as commodities "arremeteram", as ações de empresas ligadas ao setor saltaram e "ajudaram Wall Street a tirar dos ombros os dados que apontaram o desabamento na confiança do consumidor" nos EUA.

ENCERRAMENTO
Deu em "Breaking News" no alto da home do "Wall Street Journal", antes mesmo de ter a reportagem. A "Vale descontinuou as negociações com a Xstrata" e "encerrou sua tentativa de criar a maior mineradora do mundo".

"SERENIDADE"
Monalisa Lins/lemonde.fr
Em reportagem do novo correspondente, o francês "Le Monde" ilustra com foto de soja no Mato Grosso que "O Brasil espera escapar da crise financeira com as reservas recordes e a diversificação"

RESISTÊNCIA
Paulo Whitake/guardian.co.uk
Ontem na manchete do inglês "Guardian", com foto de cana no Brasil, "Cientistas "top" alertam contra corrida à bioenergia" e o primeiro-ministro "planeja resistir" ao avanço na Europa

AGORA, O PARAGUAI
O paraguaio "ABC Color" noticiou anteontem que, em editorial, a Folha havia opinado que o candidato Fernando Lugo poderá "criar alguma dor-de-cabeça", se vier a ser eleito e seguir o "exemplo da safra populista".
Lugo "festejou", por Reuters e sites, dizendo considerar "menos mal que no Paraguai alguém faz doer a cabeça do Brasil". Foi o destaque dos jornais paraguaios de ontem, caso do "La Nación". E o "ABC Color" já acrescentou que o chanceler Celso Amorim, no "Roda Viva", se declarou "contrário a renegociar Itaipu", como quer Lugo.

A LONGA DERROTA
Após Frank Rich e Maureen Dowd, mais um colunista do "New York Times", agora o conservador David Brooks, avisa que Hillary Clinton não tem chance -e trabalha por John McCain, contra Barack Obama. No título, "A longa derrota", pois ela não desiste e ameaça o partido.
A novidade é que a "Economist" concorda. Postou que restam "poucas armas" a Hillary e tratou o ataque de Bill Clinton a Obama, dado por menos "patriota" que McCain, como "inesperadamente perverso, até para o desesperado ex-presidente". A revista sublinha o contraste entre a "mensagem de união" de um e a "divisão" da outra.

BOLLYWOOD E BRICS
A PricewaterhouseCoopers previu e o "Economic Times" noticiou que a indústria de "entretenimento e mídia" dos Brics será um quarto do total global até 2011. E o salto será maior na Índia (16,7% ao ano), depois China (13%), Rússia (8,3%) e o Brasil (7,7%).

"AQUI VAMOS NÓS"
A ministra e candidata Marta Suplicy surgiu em foto no "South China Morning Post", na reportagem "Brasil, aqui vamos nós, dizem mais turistas chineses". O país teria se tornado "destino popular" no ano passado. Outro texto indica .


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Judiciário 1: Senado aprova Gilmar Mendes para o CNJ
Próximo Texto: Judiciário 2: CNJ aprova limite a advogados que atuam na Justiça Eleitoral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.