São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuelano afirma que países vivem diálogo "cálido e frutífero"

FABIANO MAISONNAVE
DE CARACAS

O presidente Hugo Chávez chega hoje a Recife para se reunir com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva no momento mais "cálido e frutífero" das relações bilaterais, segundo o venezuelano. Como no encontro anterior, em dezembro, o tema principal será a refinaria Abreu e Lima, uma sociedade entre as estatais Petrobras e PDVSA.
"Em cinco anos e alguns meses que coincidimos como presidentes, nunca antes o diálogo entre nós esteve tão cálido e tão frutífero", disse Chávez em entrevista a jornalistas estrangeiros para apresentar a viagem.
Na visita de hoje, os dois presidentes devem finalmente oficializar a parceria para a construção da refinaria de Pernambuco, que terá 60% de participação da Petrobras e o restante da estatal venezuelana. Amanhã, Chávez deve visitar São Luís (MA) e Belém (PA).
Até ontem, o acordo sobre a refinaria não havia sido fechado. Uma última reunião estava prevista para ocorrer hoje no Recife, quando os ambos os governos esperam concluir as negociações sobre a planta, orçada em US$ 4,5 bilhões.
Os dois também assinarão acordos para transferência de tecnologia agrícola e industrial à Venezuela, onde Chávez tem criado várias estatais nos dois setores. Ele anunciou verba de US$ 100 milhões para desenvolver projetos com ajuda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A reunião faz parte dos encontros trimestrais acordados em setembro, quando os países estavam de relações estremecidas.


Texto Anterior: Lula e Chávez voltam a discutir refinaria
Próximo Texto: Comitiva: Chávez trará cozinheiros e até cães-de-guarda em visita ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.